VIII Congresso da Aduern discute desafios do movimento docente no âmbito da instituição.

unnamed (1)

O Campus avançado de Natal (Can) recebe os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o VIII Congresso da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), que neste ano discute os desafios do movimento docente no âmbito da instituição de ensino. O evento vem para debater a situação da universidade, que nos últimos anos tem sofrido um profundo desmantelamento estrutural, aliado a grave crise financeira.

“O congresso é um momento onde você tem a maior representação docente, que vem de diversos campi da Uern e isso faz com que o debate fique naturalmente democratizado.  Iremos discutir nesses três dias u universidade como um todo, pensando nos problemas que ela tem, e que vem se agravando nos últimos anos. A nossa convocação é para que os sindicalizados venham levantar propostas  para a resolução destes problemas, através, é claro, da luta sindical”, destacou Valdomiro Morais, Presidente da Aduern.

A programação do Congresso ainda apresenta dois eixos temáticos para discussão: Financiamento das instituições de ensino e Trabalho docente. Os temas serão discutidos de forma ampla pelos professores através de Grupos de Trabalho (GT), que irão explorar as demandas e possibilidades para a categoria no âmbito da Uern.

Na esfera do financiamento da instituição, as principais discussões se darão em torno da importância do financiamento público para a organização da Uern, as obrigações do Governo do Estado para com a instituição e a captações externa de recursos, que não pode ser uma alternativa à falta de recursos, mas sim um complemento  ao que é investido pelo estado.

Já no GT que discute a carreira docente na Uern, os debates abordarão  as condições de trabalho na instituição, ressaltando a sobrecarga de trabalho e a falta de estrutura da universidade dentro e fora de sala de aula e as dificuldades para a pesquisa e extensão.

“A Aduern tem um compromisso ético e político de estar discutindo a universidade e seus problemas. Ao longo destes 33 anos de história, a instituição sempre garantiu aos docentes as conquistas e bandeiras de uma Uern pública, gratuita e de qualidade, e neste

congresso vamos pensar quais desafios ainda temos pela frente em nossa instituição de ensino”, ressaltou a Professora Eliana Filgueira, da Faculdade de Educação e que foi u8ma das primeiras a se inscrever no VII congresso.

Histórico

O I Congresso da ADUERN foi realizado em 1998 com o tema “Construindo uma Universidade Pública e Democrática”. O II Congresso tratou da “Autonomia Universitária: um projeto político para a UERN”. O III Congresso teve como temática “Universidade e Produção do Conhecimento: Que Universidade? Que Conhecimento?”.  Até a quarta edição do evento, as discussões foram realizadas no Campus Central.

A partir do V Congresso que tratou da “Reforma Universitária e Estatuinte: Desafios à UERN”, as edições passaram a ser realizadas nos Campi Avançados, sendo que o primeiro aconteceu em Pau dos Ferros. O VI Congresso que discutiu a temática “UERN – Novo Estatuto: Desafios para a ADUERN” ocorreu em Caicó. A VII edição do Congresso ocorreu em Patu  e teve como tema “Autonomia Financeira e carreira docente”  e a VIII ocorre agora na capital potiguar.

.

COMPARTILHE