Cuidar de quem cuida: O impacto do projeto ADUERN Vida Saudável na vida dos funcionários do sindicato

Sob o céu aberto de Mossoró, não são apenas os docentes, associados e a comunidade que aproveitam as manhãs para se dedicar à saúde e ao bem-estar. Nos intervalos entre reuniões, atendimento aos filiados e a intensa rotina de organização interna, os funcionários da ADUERN também participam ativamente do ADUERN Vida Saudável. Criado para promover a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, o projeto oferece aos colaboradores da associação uma oportunidade única de cuidar do corpo e da mente.

Lançado visando proporcionar um equilíbrio maior na rotina dos trabalhadores da associação, o ADUERN Vida Saudável se tornou essencial para os funcionários que, assim como os docentes, enfrentam o estresse diário e as exigências do trabalho sindical. 

Marcus Maciel, que trabalha no setor de manutenção predial, diz que o filho, Marcos Vinícius, de 5 anos, tem mostrado empolgação. “Ele nunca tinha praticado nada, é a primeira vez. Está sendo bom, porque ele aprendeu e quando vamos a outros lugares com piscina ele já mostra que sabe nadar”, contou Maciel. O desenvolvimento infantil é uma das grandes novidades do programa, que se dedica a manter a estrutura o mais adequada possível.

Entre as outras atividades oferecidas pelo ADUERN Vida Saudável, estão aulas de funcional, ioga, hidroginástica, modalidades de luta e muito mais. Tudo é cuidadosamente pensado para atender as necessidades específicas dos funcionários que passam, muitas vezes, horas em tarefas administrativas ou lidando diretamente com demandas de filiados. O impacto do programa não se reflete apenas na saúde física dos colaboradores, mas também na produtividade e no ambiente de trabalho.

Uma rotina mais saudável e produtiva

“Esporte e atividade física é saúde. Estou em uma profissão extremamente sedentária e fechada, sempre dentro do escritório. Então os dias de Jiu-Jitsu são os que saio e me integro ao que está acontecendo. Não só como observador, mas como participante”, é o que conta Cláudio Palheta, assessor de comunicação da ADUERN. 

Ele conta que a participação veio, não apenas pela melhora da qualidade de vida, mas pela estrutura que a ADUERN proporciona. Para além da atividade em si, mas com o convívio e a interação com os outros alunos, professores e toda a equipe que compõe o programa. Além de serem amigos de trabalho, é também uma forma de se estruturar física e mentalmente.

Para Jacinta Santos, que atua na secretaria da ADUERN, o projeto foi transformador. Ela participa com a família inteira, a filha Cecília (10) e o esposo Marcos (65). Uma das principais vantagens, segundo ela, foi a melhora com a saúde para si e o esposo, bem como a retirada de sua filha das telas. “É ótimo para ela, que fica ativa e não ociosa. O funcional kids ajuda bastante a desenvolver, não só ela, mas a convivência com as colegas de atividade”, contou Jacinta.

O futuro do ADUERN Vida Saudável para os funcionários

Diante dos resultados positivos, a ADUERN já almeja a continuidade do programa envolvendo toda a equipe administrativa. “Nosso objetivo é fazer com que o cuidado com a saúde seja parte integral da rotina dos funcionários, assim como é para os associados e associadas”, afirma Jefferson Garrido, presidente da ADUERN.

Com o ADUERN Vida Saudável, a associação reforça seu compromisso com aqueles que fazem o dia a dia da entidade acontecer. Entre um alongamento e uma conversa informal, os funcionários da ADUERN redescobrem a importância de cuidar de si, fortalecendo o corpo, a mente e, sobretudo, o espírito de equipe que os une em sua missão diária.

Reportagem: Joyce Costa; Fotografia e filmagem: Bruno Alexandre; Edição: Cláudio Palheta Jr. 

COMPARTILHE