Por Cláudio Palheta Jr. Jornalista da ADUERN
A ADUERN recebe, na próxima sexta-feira (28) a partir das 7h30 na sede do sindicato, representantes e candidatos da coligação Time que Cuida, dando início a uma série de encontros com as candidaturas que disputam as Eleições 2026 no Rio Grande do Norte. O encontro também reúne outras entidades sindicais da área de educação e é aberto à categoria docente da UERN.
A coligação reúne a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, além de PSB e PDT. Na oportunidade, a direção da ADUERN apresentará aos candidatos a Carta de Compromissos com os Docentes da UERN, documento construído coletivamente a partir das contribuições dos associados e associadas da entidade.
A carta reúne propostas, reivindicações e expectativas da categoria sobre temas relacionados à educação pública, valorização da carreira docente, fortalecimento da UERN e dos serviços públicos, defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional, além de outras pautas consideradas importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do país.
Para elaboração do documento, a ADUERN abriu um processo de consulta aos seus associados e associadas, que podem encaminhar contribuições respondendo à pergunta: “Qual proposta você gostaria de ver encampada pelo poder público para melhorar a vida dos docentes da UERN e do povo brasileiro?”. As sugestões serão recebidas até esta quinta-feira (27).
A iniciativa busca levar diretamente às candidaturas as demandas apresentadas pela comunidade docente e estabelecer compromissos públicos em torno da defesa da universidade, da educação e das políticas de interesse da sociedade.
O encontro desta sexta-feira será o primeiro de uma agenda que deverá contemplar as diferentes forças políticas que participam do processo eleitoral em 2026. As demais coligações serão convidadas pela ADUERN para reuniões nas semanas seguintes, quando também receberão a Carta de Compromissos construída pela categoria.