Docentes da UERN avaliam amanha (02/02), a partir das 9h, o atual momento da greve da instituição. O movimento, iniciado em 10 de Novembro de 2017, tem como principais pontos de reivindicação o pagamento dos salários dos servidores em dia e um calendário de pagamento definitivo para os próximos meses.
A assembleia acontece um momento ímpar da greve. Ontem (31/01), na Assembleia Legislativa do Estado, servidores estaduais de diversas categorias (inclusive da UERN), impuseram uma sonora derrota ao Governo do Estado, que tentava aprovar um pacote de ajuste fiscal que prejudicaria todo o funcionalismo público potiguar.
As categorias, que montaram literalmente um cerco à Assembleia Legislativa, conseguiram a retirada por unanimidade de tramitação do projeto que extingue o adicional por tempo de serviço (ADTS), o “quinquênio” dos funcionários públicos estaduais. Os deputados também derrubaram, por 13 votos a 10, o fim da paridade entre ativos e inativos. Aprovaram ainda uma emenda responsabilizando cada poder (executivo, legislativo e judiciário) com o repasse dos aposentados.
Além da discussão sobre o movimento grevista, também serão feitos repasses acerca do 37º Congresso do ANDES-SN, que foi realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro em Salvador (BA) e que contou com a participação de cinco delegados da ADUERN.