Aduern e DCE debatem proposta de ensino remoto na UERN.

Aduern e DCE movimentaram as redes sociais hoje (17) num debate que contou com a participação das presidentes das entidades, Patrícia Barra (ADUERN) e Rachel de Souza (DCE), com a mediação da professora e vice-diretora da ADUERN Kelania Mesquita. 

A transmissão, que ocorreu ao vivo as 10:00h da manhã, pode ser revista pelo Facebook da entidade (clique aqui para assistir) e discutiu as características, possibilidades e limitações das propostas de calendário suplementar utilizando ensino remoto que tem sido proposta por várias universidades e cuja minuta está sendo apreciada pelo CONSEPE da UERN.

A webinar contou com a participação simultânea de mais de 120 pessoas, que puderam fazer apresentar perguntas e comentários via chat e mais de 240 participações e comentários via facebook. 

A ação foi a primeira neste formato realizada pelo sindicato que por conta da pandemia que desaconselha aglomerações e das limitações regimentais, que proíbe a realização de assembleias virtuais, não tem podido realizar debates presenciais.  Outras atividades nesse formato estão sendo planejadas e serão brevemente divulgadas.

“É importante esclarecer para a comunidade que a universidade está em atividades. Muitas de nossas atividades foram adaptadas para trabalho remoto, mas quando se trata do ensino, precisamos ter muito mais zelo, pois além das limitações impostas pela legislação, temos de atentar para não gerarmos soluções que possam resultar na exclusão dos discentes e sobrecarregar nossos docentes. E acreditamos no potencial de nossa comunidade que pode criar alternativas fruto de amplo debate de debate amplo e participação, sem abrir mão de nossa proposta de ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo.

A Presidenta do DCE, Rachel de Souza, destacou a importância da live conjunta entra ADUERN e DCE. Ela lembrou que nesse contexto é importante encontrar alternativas para democratizar o debate com a comunidade acadêmica e encontrar soluções coletivas para as problemáticas da universidade.

“Temos que levar esse debate para mais gente, conversar com a comunidade uerniana mostrando os perigos do ensino remoto e digital. Nesse momento de crise é sempre importante lembrar nossa luta histórica pelo aumento do número de bolsas estudantis, apoio a formação continuada de professores e professoras e melhoria nas condições de ensino presenciais e não-presenciais. É preciso ter responsabilidade e não pressa para encontrar soluções”, destacou Rachel.

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