Agenda da ADUERN em Natal debateu demandas importantes da universidade

A diretoria da ADUERN esteve ontem (20) em Natal em agenda com a Procuradoria Geral do Estado ( PGE), Gabinete Civil e Secretaria de educação. Participaram das atividades o Presidente do Sindicato, Neto Vale, o Tesoureiro Gautier Falconieri e o assessor jurídico Paulo Villard.  O objetivo das reuniões foi buscar maior celeridade a uma série de demandas da universidade.

Na PGE, a Direção sindical conversou com o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto. O diálogo tratou da demora no retorno dos processos internos da universidade, seja no âmbito administrativo e/ou acadêmico. Hoje, segundo Neto Vale, uma simples eleição para um órgão interno, contratação de docentes substitutos e até a liberação de diárias para um evento internacional tem de ser enviados à PGE, o que cria morosidade e insatisfação.

O Procurador informou que já está em curso na PGE, a construção de pareceres referenciais e de orientações normativas sobre o tema. Informou ainda que, nos limites e competências da UERN, a PGE deve devolver para a universidade o fluxo dos processos, para que seja um percurso interno da própria instituição. Essa mudança no fluxo deve conferir mais celeridade ao atendimento dos pleitos, tanto acadêmicos como dos direitos dos servidores da UERN, reconhecendo a autonomia da universidade estadual.

No Gabinete Civil,  a ADUERN conversou com  Ivanilson Maia, que é Secretário-Adjunto. O encontro tratou da agilização dos projetos que tratam da atualização do quadro de vagas e dos contratos provisórios na universidade. O Sindicato lembrou que, com a iminente chegada de um concurso público, a atualização do quadro de vagas da instituição é fundamental.

Na Secretaria de Educação, a Diretoria encontrou o secretário-adjunto Flaubert Torquato que é docente da UERN e ex-presidente da ADUERN. Na oportunidade, o sindicato pediu apoio às demandas elencadas durante a visita.

COMPARTILHE