Extraído do Jornal O Mossoroense
A aposentadoria é certamente um período muito emblemático na vida de trabalhadores que por anos dedicaram-se incansavelmente a seus ofícios. Porém, as benesses do descanso e da tranquilidade de uma vida sem trabalho podem ser completas com algumas ferramentas.
A arte é um destes instrumentos, e há alguns anos a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), sindicato que representa os professores da Uern, descobriu como a pintura pode e deve ser usada para aproximar os docentes que já se aposentaram e dar mais qualidade de vida para participa do curso.
“O curso surgiu há cinco anos, como forma de trazer à rotina do sindicato os professores que estavam aposentados e que naturalmente afastavam-se da dinâmica sindical. O resultado foi melhor do que o esperado, pois os trabalhos tinham alta qualidade, o que nos levou a realizar cinco exposições com esses quadros”, explicou o presidente da Aduern, Valdomiro Morais.
De acordo com o presidente, o curso já foi retomado em 2015 e com uma turma completa de alunos deverá render bons frutos ao final do ano, quando já é planejada a tradicional exposição dos trabalhos. O projeto é voltado para professores sindicalizados e que desejem destinar parte de seu tempo livre ao aprendizado artístico.
A professora Margarida Costa, que há cinco acompanha o projeto, comenta que o curso é fruto da iniciativa das próprias alunas, que demonstraram interesse em uma atividade complementar à aposentadoria. Ela explica que cada vez mais novas técnicas de pinturas estão sendo ensinadas a docentes.
“ Este ano, para além da pintura em telas, teremos oficinas com pintura em madeira tecido e vidro, os resultados deste trabalho serão expostos no final do ano, tenho certeza que será muito positivo”, afirmou Margarida.