Acampamento dos servidores na Governadoria celebra Dia da Consciência Negra

DSC_0942

O Acampamento dos servidores na Governadoria, que entra no sétimo dia hoje (20/11), celebrou o Dia da Consciência Negra com uma série de atividades sobre a temática. O espaço permitiu que os trabalhadores e trabalhadoras pudessem conhecer a história de luta do povo negro e debater sobre as situações de opressão racial, sofridas cotidianamente.

Foi realizada uma roda de conversa com os servidores  e servidoras acerca da história de Dandara e Zumbi dos Palmares, Luiza Main e João Cândido, ícones da resistência negra no Brasil. A atividade foi facilitada pela advogada do Sindsaude e militante do Movimento Quilombo Raça e Classe, Adonyara Azevedo.

“Para nós, do Movimento Quilombo, Raça e Classe, esse acampamento é uma espécie de célula quilombola, tem muito haver com o espírito do que foi Palmares. Nos quilombos, assim como no acampamento dos servidores, tudo era feito e organizado coletivamente, tínhamos comissão para limpeza, para a segurança, para tudo. Infelizmente a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras não sabem disso, não conhecem a história de luta do povo negro e não percebem como ela se parece com nossa vida hoje” lembrou Adonyara.

Ela ainda destacou que o debate feito com os servidores lhes deu exemplos de força e garra, que certamente inspirarão para a luta. “Se nosso povo teve força para romper as correntes e derrubar a escravidão, os servidores também força para vencer os ataques Robinson e conquistar os salários em dia”, avaliou.

Após a roda de conversa, Adonyara coordenou uma oficina de turbantes com participação de homens e mulheres do acampamento. Ela explicou que os turbantes resgaram a identidade e beleza das mulheres africanas e que em alguns países chega a ser considerado como uma coroa. “O turbante é um símbolo de resistência do nosso povo, em especial das mulheres”, enfatizou.

DSC_0946

O acampamento na Governadoria segue até que Robinson Faria apresente uma proposta para as categorias, que reivindicam salários em dia e um calendário de pagamento que respeite os servidores do Estado. A Chefa de Gabinete Tatiane Mendes Cunha confirmou que receberá UERN e saúde em audiência na próxima quarta-feira (22), para dar início às negociações com os grevistas.

Fim de Semana – O Fim de semana foi bastante movimentado no Acampamento dos Servidores. No sábado, os trabalhadores e trabalhadoras receberam a vista do cantor e compositor Pedrinho Mendes, que fez um show na ocupação. Outra atração do sábado foi na banda Canto Torto, que realizou um tributo ao cantor Belchior. No domingo, o acampamento receberam a banda de choro Sarau de Bolso.

COMPARTILHE