Acervo do professor Josildo Barbosa é doado à biblioteca da ADUERN

O acervo literário do professor Josildo Barbosa, docente da UERN que faleceu em dezembro do ano passado, foi doado inteiramente à biblioteca da ADUERN. A doação foi feita pelo também professor Hélio Costa, que era amigo, compadre e mantenedor da coleção de Josildo.

De acordo com Hélio, os livros são provenientes da biblioteca particular de Josildo, que ficava em sua residência. A decisão de doar as obras à ADUERN foi tomada quando ele avaliou a história do docente junto ao sindicato e a dimensão coletiva que representava esta doação.

“Quando a família me pediu para cuidar dos livros de Josildo, pensei que deveria encontrar um lugar onde eles fossem úteis. Ao saber que a ADUERN tinha uma biblioteca não pensei duas vezes. Josildo tem uma história junto a este sindicato. Este espaço é nosso, e ter seus livros aqui é permitir que toda a categoria tenha nas mãos a memória viva de Josildo. “ afirmou Hélio.

O professor explicou que os livros específicos sobre ciências exatas (área de atuação de Josildo, enquanto lecionava) foram doados ao Departamento de Matemática da UERN, que criará uma biblioteca setorial com o nome do docente. “Os livros acadêmicos foram doados ao departamento e irão ajudar alunos e professores na realização de pesquisas e trabalhos. Esse é um importante legado deixado por Josildo à universidade, sei que ele está muito feliz. De onde ele estiver, está nos olhando com um largo sorriso”, destacou Hélio.

A presidenta da ADUERN, Rivânia Moura, recebeu os mais de 260 títulos e informou que as obras serão devidamente catalogadas e disponibilizadas para uso na sede do sindicato.

“Esta doação nos emocionou muito. Está viva a memória de um sócio tão querido, que participou de momentos fundamentais da história deste sindicato. Através de seus livros, agora resguardados pela ADUERN, Josildo segue doando conhecimento ao próximo, algo que fez durante toda a sua vida”, afirmou Rivânia.

Reunir doações e construir uma biblioteca própria para a ADUERN é iniciativa da gestão Sindicato é pra Lutar. Hoje, menos de seis meses após o início do projeto, o acervo sindical já ultrapassa 600 exemplares, disponíveis para empréstimo e utilização por professores e professoras sindicalizados.

COMPARTILHE