A diretoria da Aduern se reuniu na manhã de hoje com os professores do Departamento de Ciências Contábeis da Uern, a fim de debater sobre a paralisação promovida pelos docentes do curso, que ainda não retomaram suas atividades. Os professores explicaram que o motivo do cancelamento das aulas foi uma redução no quadro de professores do curso devido à revogação da renovação do contrato com três docentes.
O chefe do Departamento, Ivanaldo Gaudêncio, explicou que hoje no curso atuam somente 10 docentes efetivos e até o semestre havia o apoio de mais nove contratados, porém neste semestre, a administração da universidade só autorizou a renovação do contrato de seis deles. Ele afirmou que além das disciplinas do curso de Ciências Contábeis, o departamento tem de atender ainda a demanda dos cursos de Ciências Econômicas, Turismo, Gestão Ambiental e Administração, e com o atual quadro reduzido de funcionários, 24 disciplinas ficarão sem professor nestes cursos.
Diante do quadro instaurado no curso, onde há alguns anos se apresenta uma realidade de total falta de condições de trabalho e desrespeito aos docentes, a Aduern se colocou à disposição e em defesa dos professores. Apoiamos as reivindicações expressas, primeiramente por entender que elas são completamente justas, mas também por acreditar que elas estão em consonância com as demandas levantadas pela categoria durante a campanha salarial 2014, empreitada que foi marcada pela luta explícita por melhores condições de trabalho na UERN, imediata realização de concurso público e conservação incondicional de nossos direitos.