Docentes da UERN aprovaram em assembleia finalizada na manhã de hoje (5) uma série de encaminhamentos referentes às demandas salariais e de condições de trabalho da categoria. A Assembleia havia sido iniciada na terça-feira (3) e foi suspensa para maior tempo de estudo das propostas salariais.
No que se refere a concurso público na UERN, ficou definido que o sindicato irá lutar por celeridade na realização de um novo certame, uma vez que este já está autorizado pela Governadora Fátima Bezerra desde o ano passado. Também ficou determinado que o concurso deverá respeitar as especificidades e necessidades de cada departamento.
Sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), os docentes realizaram amplo debate, observando os impactos do novo modelo para professores e professoras e o prejuízo causado a um segmento importante da categoria devido ao entendimento dado durante o enquadramento.
Ficou definido que o sindicato irá propor mudança no Artigo 31 da Lei do PCCR (Lei nº 700/2022), que trata exatamente do enquadramento. O sindicato defende que deve ser levado em consideração para enquadramento no Plano o tempo de serviço público, e não apenas o tempo na universidade, como especifica o documento atual. A medida visa corrigir distorções e fazer justiça a centenas de docentes que foram prejudicados com o atual artigo.
Acerca da infraestrutura, ficou definido que a Aduern seguirá realizando visitas aos campi avanço para mapear a situação da estrutura das unidades e convocar futurar assembleias para discutir e encaminhar sobre.
Campanha salarial – No que se refere ao reajuste, professores e professoras realizaram, ampla discussão, observando as propostas que foram construídas pela comissão formada para estudar a defasagem salarial da categoria.
Foi aprovada com ampla maioria a proposta de luta pela reposição da inflação referente ao período em que a categoria não recebeu nenhum tipo de reajuste salarial (2012 a 2021). De acordo com os estudos realizados pela comissão, o percentual chega hoje a 79,77%. A Comissão irá se reunir amanhã (6) para sistematizar e encaminhar as propostas aprovadas na assembleia à Reitora da UERN, Cicília Maia, dando início ao processo de negociação.