ADUERN convoca décima edição do Congresso da categoria

A ADUERN realiza amanhã (11), a partir das 10h, assembleia geral que convocará o décimo congresso do sindicato.  

Durante a assembleia a diretoria apresentará propostas de formatação, tema e data para a o congresso e poderá ouvir da categoria sugestões e contribuições para a realização do evento, que acontece de dois em dois anos e é considerado o órgão superior do sindicato, no que se refere à discussão e deliberação da política sindical.

O décimo congresso da ADUERN acontece em uma conjuntura de profundas contrarreformas e retirada de direitos históricos da classe trabalhadora, além de severos ataques aos sindicatos e às entidades de classe. Este cenário de adversidade será um dos principais fios condutores para as discussões entre os professores e professoras da UERN.

O CONGRESSO – O I Congresso da ADUERN foi realizado em 1998 com o tema “Construindo uma Universidade Pública e Democrática”. O II Congresso tratou da “Autonomia Universitária: um projeto político para a UERN”. O III Congresso teve como temática “Universidade e Produção do Conhecimento: Que Universidade? Que Conhecimento?”. O IV Congresso discutiu a “Reforma Universitária: Democracia, Financiamento, Compromisso Social”. Até a quarta edição do evento, as discussões foram realizadas no Campus Central.

A partir do V Congresso que tratou da “Reforma Universitária e Estatuinte: Desafios à UERN”, as edições passaram a ser realizadas nos Campi Avançados. Sua última edição foi realizada no em 2016,  no Hotel Villa Oeste, em Mossoró e discutiu o projeto de redução do papel do Estado e seus impactos na universidade pública.

 BALANCETE FINANCEIRO – Após a conclusão da assembleia que convocará o X Congresso da ADUERN, inicia-se nova assembleia para apresentar o balancete financeiro do sindicato referente ao biênio 2015/2017. Na oportunidade serão realizados esclarecimentos sobre a contabilidade da ADUERN e a categoria poderá apresentar dúvidas e sugestões à diretoria.

COMPARTILHE