A Diretoria da Aduern participou ontem (28) de reunião com a chefia de Gabinete da Reitoria que teve como objetivo dialogar sobre o novo cronograma de pagamento apresentado pela administração da universidade.
O sindicato tem recebido muitos questionamentos e preocupações de associados e associadas uma vez que o cronograma de pagamento é diferente do que vem sendo aplicado pelo governo do Estado e com o qual a categoria já está adaptada. Neste sentido, diversos professores e professoras têm demonstrado inquietação no que se refere ao pagamento do plano de saúde, sempre realizado no dia 15 de cada mês e que habitualmente é quitado com a primeira parcela do salário.
A Chefia de Gabinete explicou que, com autonomia financeira, o sistema de repasse para UERN é diferente, com três pagamentos por mês, um a cada dez dias, o que seria insuficiente para o pagamento da parcela salarial da categoria no dia 15.
A chefia sugeriu que o sindicato dialogue com a Allcare, administradora do plano de saúde, visando alterar a data de pagamento do plano. A Diretoria, porém, lembrou que a empresa já concede, todos os meses, 10 dias a mais para a quitação. Originalmente o pagamento deveria ser realizado todo dia 5, mas é feito dia 15.
O sindicato sugeriu que a UERN mantenha, até o mês de agosto, o pagamento da parcela salarial no dia 15. Reprisando o calendário já que vem sendo praticado nos últimos dois anos. Em agosto será realizada nova negociação do plano de saúde e a data de pagamento deverá ser modificada.
A Reitoria destacou que irá estudar as possibilidades e irá responder ao diálogo proposto pelo sindicato nos próximos dias.