ADUERN discute situação de docentes provisórios e reivindica aditivo contratual

A diretoria da ADUERN realizou, na última semana, reunião com professores e professoras de contrato provisório da UERN, com o objetivo de discutir a situação do segmento ante ao fim dos contratos, que já se aproxima. Além dos docentes substitutos, participaram também da reunião a equipe técnica da Reitoria, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo e o assessor jurídico da ADUERN, Lindocastro Nogueira.

O encontro foi motivado pelas recentes alterações no calendário acadêmico da UERN, que implicaram diretamente nos contratos dos docentes provisórios, uma vez que eles se encerrariam antes do final do semestre acadêmico.

A PROGEP propôs que a carga horária dos professores substitutos fosse reorganizada, garantindo assim o término das disciplinas até o fim dos contratos. Os professores presentes e a ADUERN avaliaram que a proposta poderia implicar em prejuízos para os professores de contrato provisório e também para os estudantes da universidade.

Diante disso o sindicato propôs redigir um ofício destacando as motivações da necessidade de ampliação dos contratos de provisórios até o final do semestre e as implicações disso para o bom funcionamento da universidade. O documento da ADUERN vem no sentido de contribuir com a assessoria jurídica da universidade (compreendo sua autonomia para a resolução desse problema)na tentativa de negociar aditivos contratuais para os provisórios, junto ao Governo do Estado.

A ADUERN também solicitou que o DCE fosse incluído na discussão, por entender que os estudantes são diretamente afetados quando há mudança de carga horária ou substituição de professores às vésperas do fim do semestre.

A expectativa é que nos próximos dias já possamos contar com uma decisão da administração da UERN.

Fotos: Flávia Spinelli

COMPARTILHE