ADUERN e Sintauern debatem problemas do plano de saúde com Allcare

Representantes da ADUERN e Sintauern se reuniram com a diretoria da Allcare na primeira semana de fevereiro para apresentar e debater os graves problemas que vêm sendo reiteradamente relatados pelos usuários da UNIMED e ODONT. A Allcare é a administradora do plano de saúde da UERN, sendo responsável por intermediar a relação entre os clientes e a prestadora do serviço.

Durante o encontro, o presidente da ADUERN, professor Jefferson Garrido, pontuou algumas das críticas mais frequentes recebidas pelo sindicato acerca dos serviços de saúde oferecidos pela Unimed.

Os problemas mais citados e que têm gerado maior insatisfação da categoria são a falta de atualização da relação de prestadores, clínicas e centros de exames, onde se observa que cada vez mais a rede aberta não oferece disponibilidade para consultas e exames; o crescente número de descredenciamentos de médicas e médicos, atrapalhando os tratamentos que vêm sendo desenvolvidos.

Outra reclamação recorrente é de que algumas clínicas e profissionais têm suspendido os atendimentos por falta de repasses regulares pela UNIMED, comprometendo a continuidade de procedimentos especiais, como os de pacientes com TEA e outras especificidades.

O presidente também relatou que há demora nas autorizações para procedimentos e, quando acontecem, não são completas, assim como as dificuldades para autorizações de procedimentos de pacientes já internados ou de quem precisa de acompanhamento para recuperação de doenças ou tratamentos contínuos.

Outra demanda citada por Jefferson diz respeito a problemas no contato com o setor de relacionamento da Allcare, dificultando o acesso a informações básicas do plano e à emissão de boletos. O tema tem total relação com o crescente número de boletos falsos que vêm sendo enviados a usuários do plano de saúde. Vários professores e professoras foram recentemente vítimas de golpistas que se aproveitaram da fragilidade no diálogo entre a Allcare e seus clientes.

Allcare responde às demandas

Após as colocações apresentadas por ADUERN e Sintauern, a Allcare se comprometeu a estabelecer um ambiente mais seguro para a emissão de boletos, inclusive ressarcindo todos os usuários que pagaram boletos falsos.

Outra decisão importante é que a Allcare vai propor a opção de um segundo plano de saúde, que pode ser a Hapvida ou Humana Saúde, dando alternativas aos clientes que não desejam mais o atendimento da Unimed.

A empresa também se comprometeu a apoiar iniciativas dos sindicatos que visem possibilitar mais qualidade de vida e bem-estar aos seus associados e associadas. O Programa ADUERN Vida Saudável foi citado como uma importante ferramenta nesse sentido.

Renovação contratual

Sobre o início das tratativas para uma possível renovação contratual, o presidente da ADUERN, professor Jefferson Garrido, ressaltou o compromisso assumido no ano passado, quando ficou definido que a data de renovação fosse ampliada do mês de agosto para o mês de janeiro de 2026.

“Essa solicitação se faz necessária para que possamos nos organizar e planejar os gastos com o plano de saúde. Como temos observado que o nosso auxílio-saúde só é reajustado no mês de janeiro, não pagaríamos o aumento do plano sem ter essa compensação.”

Uma nova reunião deverá ser realizada em abril, para que sejam analisados os avanços nas reivindicações apresentadas pelos sindicatos.

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