Aduern elege delegados para 42ª congresso do ANDES

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 29, na sede da ADUERN em Mossoró, com participação híbrida de docentes nos campi de Assu, Pau dos Ferros e Natal,  sindicalizados e sindicalizadas escolherem os delegados que participarão do 42ª Congresso Nacional do ANDES, que será realizado em Fortaleza/CE entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março de 2024.

Por conta do número de sindicalizados/as, a ADUERN teve direito a escolha de oito nomes como delegados/as ao Congresso do Andes. Após votação foram definidos/as: Rivânia Moura (Fasso), Gláucia Russo (FASSO), Otília Neta (FE/aposentada), Fernanda Queiroz (FASSO), Paulinho Silva (FALA), Neto Vale (FACEM), Jaílson José (CAPF) e Otoniel Fernandes (FAFIC)

Além da pauta referente ao Congresso, a Assembleia também deliberou sobre a aprovação de uma nota de repúdio ao massacre contra o povo palestino. A nota foi proposta pelo professor Lemuel Rodrigues (FAFIC) e, após ampla discussão, foi aprovada pela maioria dos participantes.

“Muito importante o posicionamento da categoria docente da UERN frente ao massacre que está acontecendo neste momento contra os palestinos. É fundamental que o sindicato acompanhe e debata as questões da conjuntura nacional e internacional com sua base, extraindo posições concretas sobre isso”, afirmou Lemuel. A nota de repúdio será enviada por e-mail à categoria posteriormente.

Outro ponto de discussão na assembleia foram as normas de escolha para representantes dos conselhos superiores na UERN.  Neste debate, parte da categoria cobrou a retomada do modelo anterior de escolha da representação, que era feita por meio das assembleias das entidades de classe. O procedimento foi alterado em 2018, tornando as escolhas virtuais.

O professor Lauro Gurgel (FAD) se posicionou contrário à retomada e defendeu a manutenção do atual sistema de votação. A posição foi acompanhada por parte da categoria.

Após ampla discussão, foi aprovado que o debate sobre o retorno ou não ao modelo anterior de escolha da representação será realizado em uma assembleia futura, com maior tempo para apresentação de dados e posicionamentos sobre o tema.

No ponto que trataria da apresentação do estudo realizado pela Comissão de atualização do PCCR e de Campanha Salarial, ficou definida a suspensão da assembleia dado o horário avançado. A categoria aprovou a retomada das discussões na próxima quinta-feira (7/12) às 9h30.

COMPARTILHE