Com o tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita” teve início o 39º Congresso do ANDES-SN, na última terça-feira,04 de fevereiro, no auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo. O evento segue até dia 8 de fevereiro, com a expectativa de reunir mais de 700 docentes universitários de todo o país.
A Aduern está representada no Congresso pela Presidenta do sindicato, Patrícia Barra, e a docente Rivânia Moura. Pela quantidade de associados e associadas, a ADUERN tinha direito a levar sete congressistas, porém em função da grave crise financeira vivida pela entidade só foi possível viabilizar a ida de Patrícia. A participação de Rivânia foi garantida graças ao apoio de outras entidades do movimento docente.
A abertura do 39º contou com a presença de diversas entidades sindicais, coletivos e movimentos sindicais, que destacaram a luta dos trabalhadores contra o famigerado desmonte do estado que está sendo promovido pelo Estado.
Ao final desta edição do congresso deverão ser apresentados os nomes que disputarão o pleito pela Direção do Andes/SN, que será realizado em maio deste ano.
Fotos: Patrícia Barra
com informações do Andes/SN