A ADUERN – Associação dos Docentes da UERN – promoveu na noite do dia 25 de fevereiro de 2016 um debate acerca da concessão de auxílio complementar para os docentes da universidade. O encontro reuniu professores favoráveis e contrários ao suplemento que discutiram sobre o tema e apresentaram sugestões ante o quadro de defasagem salarial da categoria.
A Diretoria da ADUERN destacou a importância deste espaço, como caminho democrático para debater amplamente um tema considerado controverso para muitos. Para o Sindicato, o encontro só reforçou o leque de elementos necessários para que os docentes construam uma pauta de reivindicações mais forte e coerente em 2016.
Ao fim da discussão ficou clara a convicção de que toda a categoria está unida em torno de ideias que visam ganhos reais e coletivos. Alguns docentes apresentaram sugestões à ADUERN, dentre elas destacou-se a da organização de uma pauta de reivindicações atualizada, contabilizando as perdas salariais de 2015/2016 e que será amplamente discutida com professores e professoras em assembleia a ser agendada. O comando de mobilização da categoria, existente desde o fim da greve, tem que ser fortalecido para que o movimento docente tenha garantias para os pleitos serem atendidos.