A Diretoria da ADUERN realizou a entrega dos alimentos não perecíveis e produtos de limpeza aos moradores da Casa do Estudante de Mossoró. Os mantimentos foram arrecadados com a palestra da historiadora Anita Prestes, que abriu o X Congresso da ADUERN.
Além dos mais de 200 kg de alimentos e materiais de limpeza, a ADUERN também fez uma doação de R$ 300 para a compra de alimentos perecíveis, como carnes, legumes e verduras. O representante da Casa do Estudante, Anderson Duarte agradeceu o empenho do sindicato, mas lembrou que ainda são necessárias muitas doações já que atualmente a Casa sobrevive sem qualquer contrapartida de financiamento público.
“Apesar da quantidade de alimento recebido ter sido muito boa, sabemos que é insuficiente. Esses 200 kg mantém a casa do estudante apenas por um mês, já que moram aqui mais de 60 pessoas. Outro problema é com a validade dos produtos, que muitas vezes já está próxima de chegar. Gostaríamos de fazer um apelo para que as pessoas façam doações todos os meses, só assim poderemos manter este projeto que é tão importante para a cidade e para as pessoas que dependem dele”, destacou Anderson.
A Diretoria da ADUERN acredita que a garantia da permanência dos estudantes, com condições dignas de vida, é de obrigação dos Governos, e é urgente que se fortaleça a luta em defesa das Casas do Estudante em todo o RN. Para o sindicato, também é fundamental que as entidades de classe da educação promovam uma campanha unificada para manutenção da Casa do Estudante, pois essa instituição tem garantido historicamente o acesso à educação para muitos filhos e filhas da classe trabalhadora.
“Nós temos uma luta histórica por assistência estudantil. Compreendemos que o acesso a educação precisa vir acompanhado das condições para permanência dos estudantes. A doação pode parecer um momento pontual, mas faz parte da nossa trajetória de luta em prol do acesso e permanência das classes populares a educação. Nesse sentido, reconhecemos que a Casa do Estudante tem possibilitado a realização de muitos sonhos e certamente ainda vai continuar servindo como oportunidade para que muitos jovens possam tecer a esperança de um futuro melhor.”