ADUERN realiza reunião para debater averbação e progressão de carreira na Universidade

A ADUERN realiza na próxima quinta-feira (20) a partir das 10h, uma reunião ampliada com a categoria para debater a situação dos professores e professoras que possuem tempo de trabalho averbado no serviço público que não foi levado em conta durante o reenquadramento realizado pela implementação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da universidade, em 2022.

A Gestão Ciência e (Re) Existência pela Base sempre se posicionou contrária ao entendimento de que o tempo de serviço averbado poderia ser contabilizado para a aposentadoria, mas não para a progressão na carreira.

Diante do impasse causado desde a implementação do PCCR, o sindicato realizou diversas reuniões com a Reitoria pautando a problemática. Existe um consenso na Direção de que basta que a administração da universidade encampe a luta pela mudança na lei do PCCR, para que seja garantido o uso da averbação para progressão. Para o sindicato, o melhor exemplo de que a mudança é possível é a situação dos aposentados e aposentadas, que recentemente foram reenquadrados após uma mudança na lei do plano.

A ADUERN contabiliza que hoje existem pelo menos 150 professores e professoras da ativa que estão com problemas relacionados à averbação.

 Agora, a ideia é que a categoria, em especial os professores e professoras diretamente afetados pela medida, possam debater estratégias jurídicas e políticas para a resolução do impasse. A Reunião contará com a participação do professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da ADUERN, que apresentará elementos que fortalecem a tese defendida pelo sindicato.

O encontro será realizado de forma híbrida, com possibilidade de participação presencial na sede da ADUERN ou virtual pelo aplicativo Zoom. O link para participar da atividade será enviado pela lista de e-mails da ADUERN.

COMPARTILHE