A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) promove amanhã (11) o seminário “Autonomia financeira da Uern”, que visa apresentar e discutir a proposta de autonomia financeira formulada por uma comissão universitária paritária (com participação de todos os segmentos da instituição) em 2012.
A programação do Seminário começa às 7h30 com um café da manhã para os professores. Às 8h30 se inicia a apresentação da proposta, e em seguida serão divididos os grupos de trabalho para discutir o tema. Às 12h o seminário se encerra com a apresentação do resultado dos debates.
“ O seminário tem como finalidade discutir uma proposta real de autonomia financeira para a UERN. Esta discussão é muito importante, visto que a autonomia nos dará condição de ter independência na hora de planejar ações, que a nosso ver, são prioridades para a universidade. Hoje, vivemos atrelados ao Governo do Estado e quem esteja em seu comando, e isso não tem sido interessante para a Uern”, comentou o Presidente da Aduern, Valdomiro Morais.
Para o representante sindical, a luta dos docentes pela a autonomia da Uern é justa e se alicerça nas necessidades que a instituição tem passado nos últimos anos, e em artigos constitucionais que legitimam o direito das universidades de gozar de orçamento digno e competência para gerencia-lo.
“A Constituição Federal, através do Artigo 207, prevê que as universidades disponham da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. A Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, em seu Artigo 141 também apresenta o assunto, defendendo, da mesma forma, a independência das instituições de ensino. Isso nos dá respaldo constitucional para essa luta”, completa Valdomiro.