ADUERN reúne categoria para repassar informação sobre plano de saúde

DSC_0923

Reunidos em assembleia na tarde de ontem (04), docentes da UERN receberam informações acerca da proposta de implantação de auxílio-saúde para os servidores da instituição.  A Diretoria da ADUERN apresentou à situação aos presentes ( já exposta em reportagem disponível) e concedeu o espaço para que representantes da Reitoria sanassem as dúvidas da categoria e também do sindicato sobre as alterações propostas pela administração.

O representante da reitoria, Anselmo Carvalho, expôs os fatos que antecederam a elaboração da proposta. Ele explicou que foi movida uma ação civil pública pelo MP no sentido de questionar a legalidade deste direito. Segundo o assessor, o MP recomendou a legalização deste benefício e em razão disso a Reitoria elaborou uma minuta de projeto de lei que foi encaminhada ao Governo do Estado para ser finalizada e aprovada.

Os professores e professoras presentes realizaram uma série de questionamentos ao assessor e demonstraram preocupação acerca da extensão deste auxílio a todos os servidores, ativos e inativos, bem como a garantia de que o contrato atualmente firmado com a Unimed não seja rescindido nem alterado.  O Professor Anselmo afirmou que a administração está fazendo todos os esforços no sentido de manter as garantias vigentes atualmente.

“É fundamental que a categoria acompanhe de perto o desenrolar dos fatos, para que os docentes da UERN não percam este importante benefício e  para que essa alteração não prejudique um contrato vigente a mais de 20 anos”, afirmou a Diretora da ADUERN Patrícia Barra.

Durante a assembleia, foi proposta a inclusão de dois pontos de pauta. O primeiro deles foi a indicação de representante na categoria titula para Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), sendo Francisco de Assis Morais (FANAT) escolhido por aclamação.

O segundo ponto tratou da discussão acerca dos constantes atrasos no pagamento dos servidores. Com indignação a categoria apontou  necessidade de ações mais enérgicas, incluindo o fortalecimento do Fórum dos Servidores do RN, com ações conjuntas que pressionem o Governo a cumprir seu compromisso com os trabalhadores potiguares.

Na oportunidade, também foram apresentados uma seria de informes aos presentes. O assessor jurídico da ADUERN, Lindocastro Nogueira,  explanou sobre a situação das ações judiciais empreendidas pelo sindicato, buscando informar os docentes sobre o andamento dos processos. Lindocastro lembrou tanto das medidas que já foram ganhas quanto àquelas que ainda estão tramitando nas instâncias judiciais.

COMPARTILHE