ADUERN se reúne com Fórum dos Chefes de Departamento para tratar da saúde e condições do trabalho docente

saude docente reuniaõ forum diretores

A ADUERN – Associação dos docentes da UERN – participou na manhã de ontem (17 de junho) de reunião com o Fórum dos Chefes de Departamento da UERN. Na ocasião a entidade discutiu questões referentes às condições de trabalho na universidade e seus reflexos na saúde do docente.

De acordo com o diretor Alcivan Nunes a temática do adoecimento do professor do ensino superior vem sendo discutida pelo ANDES, uma vez que se trata de um fenômeno cuja expressão vem se ampliando ao longo dos anos, em todas as regiões do país. Pesquisas apontam que esse adoecimento tem relação direta com a jornada de trabalho, a cobrança de um perfil de professor polivalente e especializado, o produtivismo acadêmico e, principalmente, com as movas demandas oriundas das reformas implementadas no ensino superior na última década.

A técnica administrativa Bianca Valente da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) também participou da reunião. Bianca, que em 2011 defendeu sua dissertação de mestrado abordando o tema do adoecimento dos docentes da UERN, afirmou que o número de atestados e afastamentos de professores tem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Ela ressaltou que em comparação com os técnicos administrativos e estudantes, os docentes tem uma maior inibição para tratar do tema e, por isso, em muitas situações enfrentam o agravamento da sua doença manifestando sintomas psíquicos e orgânicos.

O chefe do fórum, professor José Ronaldo, avaliou que a reunião foi muito produtiva e  destacou a importância de ações que objetivem  sensibilizar os docentes que muitas vezes enxergam com naturalidade o adoecimento decorrente de rotinas de trabalho exaustivas.

COMPARTILHE