ADUERN se reúne com Reitoria para discutir Plano de Saúde dos servidores

587e74ed-05c7-4763-9cbf-2f2a40a6f84d

A ADUERN – Associação dos Docentes da UERN – participou de uma audiência na tarde de ontem com a administração da universidade, a fim de discutir a situação do convênio com a UNIMED, que fornece o plano de saúde dos servidores. Também estiveram presentes na reunião representantes do SINTAUERN.

A equipe da Reitoria apresentou um histórico das negociações com a UNIMED, iniciadas em Junho de 2015. De acordo com a Pro-Reitora de Recursos Humanos, Cicília Raquel, à época a empresa reivindicava um reajuste de 15% mais a inserção da coparticipação. A administração apresentou uma contraproposta de reajuste de 10,5% naquele mês e abertura de nova negociação em Dezembro de 2015. A proposição foi aceita pela UNIMED.

No mês de dezembro a empresa enviou uma nova proposta de reajuste, desta vez de 22,56% com inclusão de coparticipação de 20% sobre consultas, exames e procedimentos ambulatoriais.

A diretoria da ADUERN levantou alguns questionamentos acerca do convênio com a UNIMED. O sindicato buscou esclarecer qual é a visão da administração acerca das reivindicações da empresa, a possibilidade de pesquisas de mercado para verificar o preço de outros planos de saúde ou ainda uma contraproposta para o valor solicitado pela prestadora de serviço. Além disso, foi questionado se a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os planos de saúde no Brasil, havia sido consultada sobre a proposta de aumento.

A Reitoria explicou que a ANS só é consultada quando os planos de saúde envolvem pessoas físicas, mas que no caso da UERN, que é pessoa jurídica, a negociação pode seguir livremente. Quanto aos outros questionamentos, a administração afirmou que estava no aguardo da posição das categorias, a ser definida em suas assembleias.

Após amplo debate, a Diretoria da ADUERN propôs que fosse formada uma comissão com seis membros, dois de cada sindicato e dois da administração central, para discutir alternativas de planos de saúde e contrapropostas a serem enviadas à UNIMED.

*Foto: AGECOM/UERN

COMPARTILHE