ADUERN vista campi debatendo situação da UERN e conjuntura nacional

A Diretoria da ADUERN realiza, durante os próximos dias, um ciclo de viagens aos campi avançado discutindo uma série de medidas políticas que envolvem e influenciam a dinâmica nas instituições de ensino estaduais, ouvindo as demandas e propostas dos associados em todo o Estado.

Na noite de ontem, os diretores visitaram as cidades de Patu e Pau dos Ferros, onde puderam conversar com a categoria, ouvir demandas locais e discutir os temas propostos. Na manhã de hoje, o encontro foi com os professores(as) do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, em Assú.

20160427110103

De acordo com Lemuel Rodrigues, presidente da ADUERN, o bate papo com os docentes enfocou o debate acerca do financiamento da União para os Estados e do Projeto de Lei 257/2016, além do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria e do Projeto “Escola sem partido”,  de proposição do Deputado Federal  Izalci (PSDB/DF).

Lemuel explicou que a discussão sobre o financiamento da União para os Estados e a PL 257/2016, trata da renegociação das dívidas estaduais pelo Governo Federal, o que promove uma retirada de direitos dos trabalhadores(as) do serviço público estadual. Para ele, este é um debate extremamente pertinente para a categoria, que precisa ficar atenta ante os mais recentes ataques. O tema também será amplamente discutido na Reunião do Setor dos Docentes das IEES/IMES do ANDES-SN entre os dias 13 e 15 de maio em Palmas/TO.

Acerca do Plano de Cargos e Salários (PCS), a Diretoria apresentou o resultado de uma série de estudos que foram realizados sobre o documento por diretores e representantes do movimento docente. Os diretores puderam ouvir as propostas e contribuições da categoria em relação ao estudo.

Também foram discutidas as implicações para a categoria do projeto de lei popularmente conhecido como “Escola sem partido”, que impede que professores falem sobre política e temas considerados “transversais” (como gênero e sexualidade) em sala de aula.

CAICÓ E NATAL  – De acordo com a Diretoria, os Campi de Caicó e Natal devem receber a visita do Sindicato ainda no início do mês de maio, também para debater as pautas propostas. Os temas serão pauta para discussão com a categoria durante a assembleia extraordinária a ser realizada amanhã, a partir das 9 horas na ADUERN.

COMPARTILHE