Campanha Agosto Lilás terá programação alusiva à luta pelo fim da violência contra a mulher e Feminicídio

O Núcleo de Estudos da Mulher (NEM) Simone de Beauvoir, formado por pesquisadoras e militantes da luta feminista em Mossoró, realiza, durante o mês de agosto, uma série de atividades alusivas à luta pelo fim da violência contra a mulher e o Feminicídio.

O AGOSTO LILÁS, como é conhecido o mês alusivo, faz referência à data em que foi criada a Lei Maria da Penha, uma das mais importantes ferramentas jurídicas no combate à violência contra a mulher no Brasil. A Professora do curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), líder do Grupo de Estudos Feministas (GEF) e participante do NEM, Fernanda Marques explica:

“A Lei Maria da Penha foi criada no dia 7 de agosto e em 2021 completa 15 anos. Sua criação já aconteceu de forma atrasada, uma vez que o Brasil negligenciou por muito tempo a violência doméstica e demorou a punir os agressores. Hoje ela se transformou em uma ferramenta fundamental no combate à violência doméstica e ao Feminicídio” destacou Fernanda, que ainda relembrou que a trágica história de Maria da Penha, que foi vítima de tortura e tentativa de assassinato por seu marido, a transformou em uma das maiores expoentes brasileiras na luta contra a violência de gênero, seu caso ganhou notoriedade mundial e impulsionou a conquista legislativa.

A Programação do AGOSTO LILÁS se inicia amanhã (07) com lançamento do Levante Contra o Feminicídio no RN. A Atividade será realizada de forma virtual a partir das 19H e contará com a participação de várias entidades e lideranças feministas, dentre elas o NEM. Para assistir ao lançamento CLIQUE AQUI

No dia 11 de agosto a programação continua com o Módulo IV da Escola de Formação Feminista do NEM. Atividade será transmitida pelo canal do núcleo no YouTube e discutirá o pensamento da feminista Lélia González. Para acessar o canal, clique AQUI

Entre os dias 16 e 20 de agosto o NEM produzirá uma série de vídeos para divulgação sobre a rede de proteção às mulheres em situação de violência de Mossoró.

No dia 27, a partir das 8h as professoras Drªs Fernanda Marques e Ilidiana Diniz realizam capacitação sobre violência contra mulher para profissionais da saúde, assistência e educação no município de Tenente Ananias.

No dia 31 será realizado o lançamento do podcast “NEM me fala”, produzido pelo NEM. O primeiro episódio vai tratar da violência contra mulher e relacionamentos abusivos. Também no dia 31 o núcleo participa do 2º encontro da rede de proteção às mulheres em situação de violência de Mossoró.

A professora Fernanda Marques destaca que o atual contexto aprofundou a violência contra as mulheres e o ataque aos direitos sociais e que o AGOSTO LILÁS reúne uma série de atividades fundamentais para a conscientização e o combate à violência de gênero.

“Nos últimos anos, com o advento do governo Bolsonaro, que assumidamente propaga um discurso misógino, machista, sexista, lgbtqfóbico, racista, mas que também ataca diretamente os direitos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras como um todo, percebemos que a violência contra mulher cresceu drasticamente e passa a ser cada vez mais normalizada. Não podemos aceitar isso. O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que mais registra casos de Feminicídio e violência doméstica e com AGOSTO LILÁS queremos conscientizar mais pessoas sobre este quadro e contribuir para ajudar mulheres a saírem da situação de violência” concluiu Fernanda

Confira os cards com a programação 

COMPARTILHE