Aluna de enfermagem realiza pesquisa sobre relação entre estresse laboral na UERN e casos de depressão

“Estresse, Depressão e o uso de drogas por docentes universitários” é o título da pesquisa da aluna do curso de Enfermagem da UERN Débora Cristina. O trabalho, que é coordenado pelo professor Dr. Alcivan Nunes, tem como objetivo estudar a relação entre o estresse laboral e o avanço em casos de abusos de drogas e de depressão,  entre os/as docentes da UERN no Campus Central.

De acordo com Debora, a pesquisa se encontra na fase da coleta de dados e os docentes interessados podem responder ao questionário disponível AQUI .Podem participar da  análise, professores e professoras  do Campus Central (Mossoró) da UERN. A coleta de dados se encerra no dia 30 de maio, quando os resultados serão avaliados pelos pesquisadores.

A estudante ressaltou a importância da pesquisa para compreender e desvelar os casos de adoecimento mental na esfera acadêmica. “Acho que nosso trabalho consegue ver o lado dos professores, observando como se dá o processo de adoecimento mental e abuso de drogas, especialmente neste contexto de precarização do trabalho e ataque aos direitos sociais. A UERN tem vivido isso de forma muito dura e vamos buscar entender se existe uma relação direta entre estas problemáticas”, afirmou Débora.

O Professor Alcivan destacou a importância de que professores e professoras participem da pesquisa. “Até o momento temos tido uma ótima recepção de professores e professoras à pesquisa, mas acreditamos que é fundamental que mais docentes participem e respondam ao questionário, garantindo assim que tenhamos mais dados e possamos aprofundar nosso estudo”.

O Andes-Sindicato Nacional, do qual a ADUERN é seção sindical, vem realizando desde 2017 um levantamento nacional acerca do adoecimento docente ligado às pressões e condições laborais. A ADUERN, através de seu Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assutos de Aposentadoria também vem realizando estudos sobre a temática e durante o congresso da categoria, realizado em 2016 apresentou a contribuição “Saúde e condições de trabalho docente” que discute a problemática.

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