Assembleia da ADUERN delibera sobre trabalho voluntário na universidade. Docentes têm novo encontro na próxima quarta

Ontem (21), a ADUERN realizou uma assembleia que teve os seguintes pontos de pauta:  discussão sobre a resolução que regulamenta o trabalho voluntário na universidade e campanha salarial. 

O encontro foi marcado por intensos debates acerca do memorando que regula a atuação de profissionais voluntários na UERN. De um lado, alguns associados argumentaram a favor do documento, destacando que o voluntariado já é realidade em várias universidades, em todo o país. Outro ponto seria de que o trabalho voluntário seria utilizado apenas em situações pontuais e extraordinárias. Por outro lado, uma parcela de associados manifestou forte oposição ao memorando. Esses membros criticaram a prática, classificando-a como uma forma de precarização do trabalho docente.

Após quase duas horas de discussão, a assembleia, que contou com a participação de docentes em Mossoró, Natal, Assu e Pau dos Ferros, votou para que o sindicato não se posicione contrário à regulamentação do trabalho voluntário na UERN. Foram 33 votos favoráveis ao memorando e 28 contrários. 

Apesar do resultado, a assembleia não encerrou o debate sobre a precarização do trabalho docente. A direção da ADUERN se comprometeu a continuar buscando alternativas e soluções para melhorar as condições de trabalho dos professores. Foi acordado que um grupo de trabalho será formado para estudar o impacto da contratação de voluntários e propor medidas que possam equilibrar a necessidade de docentes com a garantia de direitos trabalhistas.

Por conta do horário avançado, a Direção da ADUERN suspendeu a discussão sobre o ponto de campanha salarial. A Assembleia será retomada na próxima quarta-feira (29) a partir das 9h com o tema. 

COMPARTILHE