Assembleia da ADUERN escolhe delegados para o Congresso do ANDES e delibera sobre ações coletivas

Professoras e professores associados à ADUERN participaram, na tarde desta terça-feira (3), de assembleia realizada no auditório da FAEF. Na ocasião, a categoria elegeu os(as) delegados(as) que representarão a entidade no 44º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional, que acontece entre os dias 2 e 6 de março, na cidade de Salvador (BA).
Pela base, foram eleitos os professores Alessandro Nóbrega (FE) e Wanderson Carvalho (FANAT), além das professoras Ana Luiza Bezerra (FAFIC) e Andréia Araújo da Nóbrega (Patu). Representando a diretoria da ADUERN, foi escolhido o professor Jefferson Garrido.

Outro ponto de deliberação da assembleia foi a análise de ações coletivas em nome da categoria. O assessor jurídico da ADUERN, Hugo Melo, apresentou duas propostas que podem resultar em ganhos coletivos para professoras e professores. A primeira trata da correção, por meio de medida judicial, no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), com o objetivo de garantir a reparação de direitos perdidos, especialmente de docentes aposentados. A segunda refere-se ao pagamento de juros e correção monetária relativos aos atrasos salariais ocorridos durante o governo de Robinson Faria.

Após a explanação, a categoria aprovou o ingresso das ações coletivas. Para mais informações sobre os processos, a assessoria jurídica orienta que os(as) docentes entrem em contato pelo WhatsApp (84) 99211-5653 ou compareçam presencialmente à sede da ADUERN.

Também foi deliberado que na primeira assembleia de 2026, a diretoria da ADUERN vai apresentar um extrato com as principais ações financeiras relativas ao período de 2023/2024. A diretoria apresentará, também, o extrato do exercício de 2025.

Por fim, a assembleia deliberou pela criação do Grupo de Trabalho (GT) Local “Política Agrária, Urbana e Ambiental”. Também foram ratificados os seguintes GTs locais: Multicampia e Fronteira, Comunicação e Arte e Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual. Os demais grupos que não estão em atividade ou que tiveram solicitação de exclusão foram cancelados.

Os GTs integram a política de formação e deliberação do ANDES-SN e, por meio de seus espaços locais, contribuem para a construção das pautas que serão debatidas no Congresso da entidade nacional.

COMPARTILHE