Assembleia da ADUERN escolhe representantes para CPPD e debate cenário atual da educação pública

DSC_0260

Reunidos em assembléia extraordinária na manhã de hoje, docentes da UERN escolheram os novos representantes para a Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, nas categorias assistente, auxiliar e adjunto.

Para vaga de auxiliar foi escolhida a professora Eliana Filgueira (FE) e no espaço destinado aos docentes adjuntos foi definido o nome da Professora Patrícia Barra (FACS). A vaga de assistente deverá ser decidida na próxima assembleia, dia 10 de maio.

Posteriormente a Diretoria da ADUERN apresentou um breve histórico sobre a dívida pública do RN, que hoje ultrapassa R$ 1 bilhão. De acordo com a explanação, tal dívida deveria ser paga em 30 anos, porém recentemente houve uma proposta de renegociação ampliando o prazo de quitação, por mais 20 anos.

Em tal proposta,  o credor, que é o Governo Federal, exigiu que os estados suprimissem uma série de direitos e garantias dos servidores públicos, como:  vedação, por 24 meses, a concessão de uma série de direitos e a proibição de concurso público para instituições, exceto para preenchimento de vagas de aposentados e mortos, impedindo assim a expansão com qualidade de tais órgãos.

“Já estamos massacrados, pela alta carga tributária que pagamos. É muito abuso uma PL como esta, que intensifica os ataques e cortes aos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, afirmou, durante a assembleia, a professora Verônica Aragão, do departamento de Letras Vernáculas.

Em seguida foi realizada uma discussão acerca do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 10/ 2014. A Proposta de emenda, de autoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB),  defende a criação de sistema único de educação superior, com  moldes semelhantes aos do SUS.

A diretoria informou que o ANDES/SN tem tecido algumas críticas a esta PEC, uma vez que ela não apresenta de onde virá o recurso para manutenção destas universidades, nem especifica como instituições municipais e estaduais se manterão. A PEC será enviada para a categoria que poderá avaliar com maior tranquilidade suas nuances e possibilidades.

Ainda no tocante à conjuntura nacional e a situação dos docentes de ensino superior no Brasil, também serão feitas discussões mais aprofundadas sobre “Fundo de greve das universidades estaduais”  e o Projeto “Escola sem partido”, durante a próxima assembleia geral da categoria, que será realizada no dia 10/05 de 2016.

COMPARTILHE