Assembleia da ADUERN reafirma disposição da categoria em lutar: “Ou garante o reajuste ou vamos à greve!”

A ADUERN realizou uma assembleia na manhã de hoje (22) com ampla participação da categoria, a fim de debater a campanha salarial dos professores e professoras da UERN.  A Assembleia também foi realizada de forma híbrida em Natal e Pau dos Ferros. A expectativa é que até o fim do ano, Assu, Patu e Caicó também executem assembleias nesta modalidade.

A Diretoria iniciou o encontro com repasse da reunião realizada com a reitoria da UERN, hoje mais cedo, onde a gestão respondeu aos pontos de reivindicação presentes na campanha salarial da categoria.  O sindicato pede reajuste de 15%,20% e 30,4%  respectivamente para 2023, 2024 e 2025 referentes às perdas salariais dos últimos anos. A reitoria foi taxativa em informar que não tem como dar a reposição.

Sobre a situação dos professores e professoras aposentados, que sofreram inúmeros prejuízos após o processo de enquadramento do novo PCCR, a Aduern cobrou resposta para o parecer elaborado que mostra a viabilidade para novo enquadramento destes docentes. A reitoria se comprometeu a se posicionar até o final deste mês.

Após o repasse das informações da reunião, foi iniciado um acalorado debate sobre os temas e aprovado os seguintes encaminhamentos:  reafirmar a reivindicação do reajuste de 15, 20 e 30,4% para os próximos três anos  e a defesa incondicional de um novo projeto de lei que contemple o reenquadramento dos professores e professoras aposentados no PCCR da Uern, bem como corrija qualquer tipo de distorção que prejudique a categoria no documento .

“Nosso papel aqui é reivindicar nossos direitos, sempre foi assim. Não vamos simplesmente aceitar da Reitoria que não há dinheiro. Estamos há 10 anos sem receber um centavo de reajuste salarial e os percentuais apresentados pelo sindicato expõem a situação vivida pela categoria. Se for preciso, iremos à greve para garantir nossa reposição”, destacou a docente de Assú, Jovelina Santos, que foi corroborada por vários colegas.

Outros pontos aprovados durante a assembleia foram a inclusão de representante do sindicato na comissão do Concurso Público, com escolha da docente Flávia Spinelli para o cargo e a reivindicação por espaço de fala na assembleia universitária da UERN.

Durante a assembleia outro ponto que também chamou a atenção foi a denúncia realizada por professores e professoras substitutos de que seu trabalho estaria sendo precarizado de várias formas, inclusive com não-enquadramento dentro do PCCR A ADUERN se comprometeu a sentar com este segmento da categoria, ouvir todas as denúncias e encaminhar a luta contra a retirada de direitos.

13º, férias e outros direitos – A Diretoria também fez um importante repasse sobre o pagamento de 13º, férias e outros direitos da categoria que foram discutidos durante a reunião com a Reitoria

A antiga reivindicação do sindicato pelo pagamento dos 45 dias de Férias, que foi uma conquista da categoria no PCCR, terá parcela do pagamento depositado nas contas dos professores e professoras. Além disso, 60% do 13º salário será pago no mês de novembro.

Todos os detalhes sobre estes e outros direitos serão publicados em comunicado posterior da ADUERN.

COMPARTILHE