Em assembleia realizada na quarta-feira (16), professoras e professores da UERN deliberam que a ADUERN será a instituição contratante do plano de saúde que entra em vigor a partir de julho de 2018. Também foi votado por ampla maioria dos associados que a Associação dos Docentes continue com a negociação para contratar a Unimed Federação, visto que a proposta apresentada garante praticamente as mesmas características do contrato atualmente celebrado.
Segmentação: Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia
Acomodação: Apartamento
Abrangência: Grupo de Estados (Norte e Nordeste)
Fator Moderador: Sem coparticipação
Rede: Aberta
Outras duas propostas foram apresentadas na assembleia pela Unimed Natal e Hapivida. A administração da UERN informou que a chamada pública aberta pela instituição para contratação de uma administradora de planos de saúde atualmente está suspensa.
A questão dos planos de saúde foi amplamente pesquisada por uma comissão de professores associados e discutida com a categoria em reuniões anteriores. O objetivo foi organizar mais informações sobre as operadoras ou administradoras de plano de saúde. A mudança surge em decorrência da aprovação do Auxílio-saúde, conforme Lei Complementar nº 608/2017, e por que a UERN deixa de ser a contratante.
A presidenta da ADUERN diz que nos últimos meses houve um grande empenho por parte do sindicato para realização de pesquisa de preço e negociações. “Entendemos que a categoria não pode ter perdas com relação ao plano de saúde. Um dos pontos positivos foi a manutenção das características do plano atual e a permanência dos dependentes, ascendentes ou descendentes”, destaca Rivânia Moura.
Entre docentes, aposentados e seus dependentes são aproximadamente duas mil vidas que atualmente usam os serviços da Unimed Federação. É importante lembrar que os associados precisam ter o cadastro ativo junto à ADUERN para a garantia do serviço nas condições negociadas. Quem ainda não atualizou ou fez o cadastramento, procure a secretaria do sindicato.
O ponto de pauta referente a escolha de dois representantes docente para o Conselho Universitario – CONSUNI teve como resultado a eleição das professoras Patrícia Batista Barra Medeiros Barbosa e Kelânia Freire Martins.
O último ponto de pauta desta assembleia foi a escolha de um representante docente na categoria auxiliar para a Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, mas não houve candidatos inscritos.