Assembleia discute estratégias na luta contra os atrasos salariais

dsc_0203

Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram na tarde ontem (12), em assembleia extraordinária,  que teve como ponto de pauta os recorrentes atrasos no pagamento dos salários dos servidores.  Na oportunidade foram apresentadas algumas estratégias na luta contra a falta de compromisso do Governo.

A categoria definiu, após amplo debate, uma série de encaminhamentos para intensificar a defesa dos direitos e o combate ao desmantelamento do ensino superior público no RN. Foi decidido que será realizada uma reunião entre ADUERN e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, no intuito de discutir os impactos financeiros dos atrasos salariais no comércio do Estado.

 Também ficou determinado que a ADUERN organizará audiências públicas em todas as cidades em que a universidade possui campi , buscando dialogar com a sociedade e a classe política acerca da crise vivida pela instituição.

Outro encaminhamento da assembleia foi de que ADUERN convoque o SINTAUERN e o DCE/UERN, além de outros segmentos da sociedade, para uma reunião que discuta a unidade na luta contra o sucateamento da universidade e os atrasos salariais.  

Assembleia Geral dos Servidores e 30 de setembro  –  No dia 29 de setembro ficou definido que ADUERN enviará representação  para a Assembleia Geral dos Servidores Estaduais, em Natal. No encontro, serão debatidos os caminhos da resistência aos atrasos e ao desmantelamento do serviço público.   No que tange às manifestações de rua, a categoria também aprovou a organização de um ato público durante as festividades da abolição antecipada da escravatura em Mossoró, no dia 30 de setembro.

Ação Judicial- Durante a assembleia, o assessor jurídico da ADUERN, Lindocastro Nogueira apresentou informe detalhado sobre a ação judicial movida pelo sindicato contra o Governo, que exige o pagamento dos salários até o último dia do mês trabalhado. Lindocastro destacou que o processo já se encontra pautado para julgamento no dia 21 de setembro no plenário do TJ, onde será dada decisão definitiva acerca do impasse.

Em defesa da ADUERN – Durante a assembleia de ontem, vários professores e professoras manifestaram seu apoio à ADUERN, enquanto instituição legítima na defesa de seus associados e da UERN como um todo. As falas destacaram o papel do sindicato como defensor dos direitos de professores e professoras e como principal instrumento político na luta contra o avanço do sucateamento na universidade.

dsc_0169

COMPARTILHE