Assembleia discute pautas de interesse da categoria

A Aduern realizou assembleia geral da categoria na tarde de ontem (26). Na oportunidade foram discutidas a Campanha salarial de categoria e o auxílio-saúde de professores e professoras. Dentre os encaminhamentos aprovados, destaca-se a ampliação do prazo para envio das demandas das faculdades e campi, que, posteriormente, farão parte da pauta da campanha salarial 2021.

Em razão da elevada demanda de trabalho, diversos representantes solicitaram a ampliação do tempo para o debate descentralizado, ficando definido uma ampliação para recebimento das demandas até o dia 18 de dezembro. A assembleia para aprovação da pauta de reivindicação deverá ser realizada no início do próximo (entre os dias 08 e 19 de fevereiro).

Acerca do auxílio-saúde, a diretoria do sindicato apresentou à categoria um histórico do auxílio, destacando que a lei que criou benefício também definiu que o mesmo deve estar na provisão orçamentária da FUERN e que os reajustes devem ser concedidos pelo Conselho Diretor da UERN.

Com o reajuste do plano de saúde, a ADUERN em parceria com o Sintauern, solicitou que a gestão da universidade revisasse o valor do auxílio, todavia a administração central afirmou não poder conceder a alteração do valor dos benefícios aos aposentados, pois os mesmos estão sob responsabilidade do IPERN. O IPERN, por sua vez, já providenciou que o instituto não pode pagar verbas de caráter não remuneratório, como o auxílio.

Diante do impasse, a UERN optou por realizar consulta à PGE. O sindicato sempre defendeu que que a universidade deveria seguir o que está previsto em lei e garantir a autonomia da instituição, concedendo o reajuste a todos os professores e professoras da UERN, independente de serem ativos ou inativos. Para a ADUERN, o impasse criado só traz prejuízos à categoria.

Após ampla discussão, a categoria deliberou por convocar representantes da Reitoria para a próxima assembleia, a fim de que seja feita uma explanação sobre a tramitação do processo ao auxílio-saúde e que o Reitoria tem feito para garantir o pagamento do benefício a ativos e inativos.

Durante a assembleia também foram escolhidas as representantes da ADUERN para o 10º CONAD, onde será realizada a posse da nova diretoria. Como delegada foi eleita a professora Patrícia Barra e como observadoras as docentes Francisca Elizonete e Kelânia.

Diante das demandas apresentadas e da participação ativa da categoria nas discussões propostas, ficou definido que a assembleia seria suspensa e retomada na próxima semana, garantindo assim um debate mais qualificado e propositivo dos dois pontos que não foram discutidos: ensino remoto e paridade.  

COMPARTILHE