Assembleia dos docentes da Uern discutirá resposta do Governo /Reitoria

10646835_850246581735242_2142866119763953984_n

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reunirão amanhã em assembleia extraordinária para avaliar o indicativo de greve da categoria, definido para a próxima segunda-feira (25), além de discutir a resposta do Governo do Estado/ Reitoria às reivindicações apresentadas durante a campanha salarial 2014/2015.

A expectativa da diretoria da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) é que até o final da tarde de hoje o Governador do Estado, Robinson Faria, envie uma resposta aos professores. Na última quinta-feira, Robinson pediu o prazo de uma semana para avaliar a pauta dos docentes e apresentá-la a sua assessoria jurídica.

Os professores da Uern reivindicam desde maio de 2014, uma série de melhorias estruturais na universidade que permitam melhoria nas condições de trabalho. Além disso, a categoria luta pelo cumprimento do Plano de Cargos e Salários (PCS), que prevê um realinhamento salarial de 57,53% em seus vencimentos.

A partir das negociações travadas com a Reitoria da universidade durante o ano passado, foi acordado que o realimento seria concedido em quatro parcelas, com reajustes anuais de 12,035%, tendo início em maio de 2015. A expectativa da categoria é que o acordo seja respostado.

O Presidente da Aduern, Valdomiro Morais ressaltou o comprometimento do  sindicato com a universidade durante todo o processo de negociação, sempre buscando a via do diálogo com a Reitoria  e o Poder Público. “Nosso movimento busca o cumprimento do PCS da categoria, além de uma vasta pauta de questões relacionadas à estrutura da Uern. Não temos interesse em fazer uma greve, mas se o Governo não enviar uma resposta que nos contemple precisaremos parar nossas atividades e partir para a luta” afirmou.

A assembleia extraordinária de amanhã também irá discutir a paralisação nacional das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, proposta defendida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A parada está sendo convocada para o dia 29 de maio de 2015. 

ADUERN - 2015 - 3 (1)

COMPARTILHE