Assembleia escolhe representantes para Conselho Diretor da UERN

Professores e professoras da UERN debateram e escolheram os representantes docentes para o Conselho Diretor da instituição. Através de votação direta e presencial, a categoria definiu o professor Raimundo Vale Neto (Neto Vale) como representante titular e Luis Carlos Martins como suplente.

Além da eleição, a assembleia também encaminhou a construção de uma assembleia unificada entre docentes, técnicos e estudantes; a produção de um documento que remonte historicamente o processo de votação para o Conselho Diretor da UERN; a redação de uma nota de repúdio à Assembleia Legislativa do RN, que meio à crise financeira do estado, aprovam R$ 4,1 milhões em benefícios próprios. Também foi aprovada a produção de uma nota de solidariedade a professora Andreza Oliveira, que foi constrangida pelo Reitor da Universidade em uma rede social.

Veja a nota de solidariedade a Andreza na íntegra aqui:

Por respeito aos professores e por nenhum direito a menos!

Nota em solidariedade a professora Andreza Oliveira da UERN, Campus Assú

O Brasil vive uma conjuntura eivada por ataques à educação pública oriundo de um projeto político que visa sucatear e desmontar a Universidade pública. A autonomia  pedagógica de professores e professoras tem sido posta em xeque em projetos como o “Escola Sem Partido” e os parcos e limitados direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação estão sob forte ameaça. Neste sentido, toda postura que venha a tergiversar sobre as garantias dos trabalhadores e trabalhadoras, deve ser repudiada com veemência.

No último dia 08 de fevereiro, o reitor da UERN, o Sr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, ao comemorar em redes sociais o andamento da construção de um hospital, que será sediado em nossa universidade, no Campus Central em Mossoró, fez um desrespeitoso comentário, ao ser interpelado pela professora Andreza Oliveira do Departamento de História de Assú, que cobrava a construção de uma fossa séptica para o campus, em virtude da interdição de parte dos banheiros do Campus. Pedro Fernandes se absteve de discutir sobre as demandas estruturais básicas do CAWSL limitou-se a ironizar o fato de a professora ter precisado se afastar do trabalho em licença médica, dizendo que enquanto ela “curtia sua extensa” licença ele seguia trabalhando.

É preciso explicar ao Sr. Pedro Fernandes que os/as trabalhasores/as não curtem licenças para tratamento de saúde como prazer, regalia ou privilégio. Ficar afastado das atividades de trabalho por problemas de saúde é antes de tudo um infortúnio.

Quanto a isto, o papel da universidade e de seu Reitor deve ser garantir as condições mínimas de funcionamento dos estabelecimentos de ensino e buscar auxiliar professores na sua reinserção ao trabalho. A forma desrespeitosa com que o magnífico teceu seu comentário jocoso contra a docente coloca em suspeição os direitos de todos que constroem a UERN e que seguem dando o seu melhor mesmo em um contexto de três folhas salariais em atraso. Espera-se de alguém que representa a UERN como seu gestor maior, uma postura diametralmente oposta.

Repudiamos a postura do Reitor, Sr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto e nos solidarizamos com a professora Andreza Oliveira. Alguém cuja integridade profissional é atestada por sua história em nossa instituição, como servidora pública exemplar e uma defensora da universidade. Também reafirmamos que a licença médica é um direito de qualquer servidor ou servidora que atravesse problemas de saúde e questionar a validade dela é colocar em suspeição as garantias que os trabalhadores e trabalhadoras conquistaram com anos de luta. Por respeito aos professores e professoras e por nenhum direito a menos.

Assembleia Docente, 01 de março de 2019

COMPARTILHE