Ateliê “Fazer Arte não tem idade” estreia exposição na Reitoria da UERN

O Ateliê de Pintura “Fazer Arte não tem idade”, da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) estreia amanhã (1) a exposição “Mulher: Arte em seu tempo” na Pinacoteca José Gurgel, na Reitoria da Universidade. A vernissage terá início às 10h e é aberta ao público.

A exposição foi pensada como forma de homenagear as mulheres, que ao longo das últimas décadas
prestaram serviço à universidade e que agora dedicam-se a desenvolver talentos e produzir arte no Ateliê coordenado pelo sindicato.  Ao todo serão apresentadas 21 obras em pintura a óleo, seis pintadas em tecido e trabalhos manuais.

A Diretora do Setor de aposentados da ADUERN, Otília Neta, destaca a importância do papel cumprido pelo ateliê na vida das docentes.

“Começamos este mês das mulheres homenageando àquelas que prestaram tão bom serviço à universidade e que não abandonaram a luta sindical, mesmo após a aposentadoria. Nosso ateliê, que existe desde o ano de 2009, segue aproximando as pessoas, desenvolvendo talentos e mostrando que a vida não termina quando deixamos de trabalhar, pelo contrário, inicia-se um novo ciclo”, destacou Otília.

A Diretora-adjunta do Setor de aposentados da ADUERN, Elza Helena, relembra que o contato com a arte amplia a visão sobre o mundo, para quem produz e para quem acompanha os trabalhos. Ela convida todos e todas a conhecer as obras.

 “Nossas e nossos artistas expressam em cada pintura uma visão única do mundo, desenhada com cores e tons particulares, mas que se misturam em uma experiência coletiva e plural. O ateliê proporciona a descoberta de novos saberes e aprendizados, construídos por cada um e cada uma que fazem parte da turma. Estamos levando um pouco dessas visões para quem vier à exposição”, afirmou Elza, relembrando que as obras estarão expostas na Reitoria até o dia 31 de Março.

Sobre o ateliê
Criado em 2009, o Ateliê de Pintura da ADUERN é um espaço voltado para professores e professoras aposentados que compõem a base do sindicato.

O Ateliê tem como principal objetivo ajudar no desenvolvimento de novos talentos e aproximar os/as docentes que já estão na inatividade laboral.

Ao longo destes anos, dezenas de professores e professoras aposentados já participaram do Ateliê. A iniciativa já realizou inúmeras exposições, em diferentes locais de Mossoró (Reitoria, Campus Central, Sala Joseph Boulier) e também em outros municípios (duas participações no festival Gastronômico de Martins). 

COMPARTILHE