Audiências públicas discutem a importância da UERN e a luta contra a privatização da universidade

whatsapp-image-2016-11-14-at-09-39-37

Docentes, técnicos/as e estudantes, além de lideranças políticas e a sociedade como um todo, participam, na próxima quinta-feira (17), de uma audiência pública acerca do papel da UERN para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RN. De proposição do Dep. Fernando Mineiro (PT), a sessão solene é fruto da pressão dos segmentos da universidade na luta contra a sua privatização.

A audiência será realizada a partir das 15h, no auditório Cortez Pereira da Assembleia Legislativa do RN e deve lotar o espaço. Além dos parlamentares da casa, participam da discussão representantes da ADUERN, SINTAUERN, DCE, do Comando Unificado em Defesa da UERN e do Fórum dos Servidores do RN.

Na última sexta-feira (11) foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caraúbas também para debater a temática. Com presença massiva da população local, representantes políticos e membros da comunidade acadêmica, a solenidade reafirmou a importância da UERN e a necessidade de que seu caráter público, gratuito e de qualidade seja preservado e protegido por toda a sociedade.

O professor Alcivan Nunes, diretor da ADUERN e que esteve na audiência em Caraúbas destacou relevância de espaços como esse para potencializar a luta em defesa da UERN.

 “Muito bom sentir que não estamos sozinhos nesta luta, foi uma estratégia que pode ser ampliada às demais câmaras municipais. Com certeza temos vereadores que são ex-alunos nossos, temos professores/as da universidade que são naturais dessas cidades e se somarão à luta. Percebemos hoje o impacto que estas visitas podem trazer na defesa da UERN” destacou Alcivan.

Em Mossoró também será realizada um audiência pública para debater a situação da universidade, com data ainda a confirmar. Na oportunidade será lançada a Frente Parlamentar e Popular Em Defesa da UERN.

O movimento surgiu da articulação entre a Câmara Municipal de Mossoró, ADUERN, SINTAUERN e DCE, sendo fortalecido pelo apoio de outras câmaras municipais, deputados estaduais e federais, senadores, Diocese de Mossoró e diversas denominações religiosas, sindicatos, organizações não governamentais, movimentos sociais e associações de classe de profissionais liberais e empresários.

COMPARTILHE