Autonomia financeira da UERN é discutida em Audiência Pública na AL/RN

DSC_0318

A situação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi discutida na tarde da última quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Por iniciativa da deputada Larissa Rosado (PSB), a Casa realizou uma audiência pública contando com representantes da instituição, da Secretaria de Educação do Estado e de entidades sindicais ligadas à universidade. O principal tema em discussão foi a autonomia financeira da instituição e seus impactos para o RN.

Contando com as presenças da deputada Larissa Rosado (PSB) e dos deputados Souza Neto (PHS) e Fernando Mineiro (PT), a audiência debateu a proposta de fazer com que a UERN tenha orçamento garantido e os repasses realizados integralmente pelo Estado, fazendo com que a instituição tenha a possibilidade de se planejar e realizar a gestão da universidade, que existe desde 1968 e está presente em todas as regiões do estado.

O presidente da ADUERN, Lemuel Rodrigues, destacou em sua fala a importância da autonomia financeira para a manutenção do trabalho prestado pela universidade. Ele também relembrou os perigos da ofensiva neoliberal em todo o mundo, que vem promovendo uma série de contrarreformas no Estado e privatizando serviços públicos.

A secretaria de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, que representou o Governo do Estado, reafirmou que a questão da autonomia financeira da UERN é bastante complexa. Segundo ela, a situação financeira do RN é um fator de complicação.

“Sugiro que seja realizada uma discussão mais ampliada com o Governo, com quem tem condições de fazer esse debate com mais consistência, e até sobre o próprio projeto que está sendo estudado”, destacou Santa Rosa.

Confira a intervenção completa do Presidente da ADUERN na audiência pública

Com informações da assessoria de comunicação da AL/RN

COMPARTILHE