Após uma ampla rodada de assembleias da categoria e negociações com a UNIMED, os professores e professoras da UERN aprovaram, em assembleia iniciada na segunda-feira (17) e finalizada na manhã de hoje (19), a proposta de reajuste de 7% no plano de saúde.
Além do percentual de 7% também foi acrescentado o plano odontológico gratuitamente para todos os beneficiários (titulares e dependentes).
Histórico da negociação – Inicialmente a UNIMED apresentou uma proposta de 15% de reajuste, que foi prontamente rejeitada pela categoria. O sindicato respondeu com uma contraproposta de 3.94%. A Unimed, por sua vez, retornou com o percentual de 7.3%. Em resposta, a categoria propôs 6% e a negociação foi encerrada com o percentual de 7%.
Informes – No espaço para informes, o diretor da ADUERN Gautier Falconieri destacou sua participação como delegado no 66º CONAD do ANDES, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de Julho em Campina Grande. Ele apresentou como os principais informes do evento:
Gerais
1- Intensificação da luta pelo fim da lista tríplice, orientada pelo princípio da gestão democrática do Caderno 2 do ANDES-SN,
2- Fortalecimento da Campanha Salarial de 2024 à luta contra o Arcabouço Fiscal e pela Auditoria Cidadã da Dívida.
B- Setor das Iees/Imes
1- Fortalecer as lutas das Estaduais e Municipais por mais orçamento, condições de trabalho
2- Concursos públicos ampliar a mobilização do Setor das Iees/Imes promovendo debates sobre o impacto do Arcabouço Fiscal no orçamento de estados e municípios, especialmente nos recursos destinados à Educação
Políticas de Educação.
1- Fortalecer os Intercomitês pela revogação do Novo Ensino Médio-NEM nos Estados e Municípios
2- Retomar a Frente Escola sem Mordaça.
3- O ANDES-SN irá ainda intensificar a luta e exigir a inclusão escolar da pessoa com deficiência como direito à escola regular
A Professora Flávia Spinelli, que também participou do CONAD, mas na condição de Diretora eleita pelo Sindicato Nacional, agradeceu à categoria pelos votos e pela oportunidade de representar o professorado da UERN junto ao ANDES. Flávia assume a partir de agora o mandato de Vice-presidenta Regional do Andes, na Nordeste II, que representa os estados do RN, PB e PE.