Comando de Greve garante apoio de deputados à Uern

DSC_0951

O Comando de Greve dos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) esteve em Natal hoje, participando de uma série de atividades de mobilização. O grupo se reuniu com deputados na Assembleia Legislativa do RN, buscando diálogo e resolução para a paralisação na instituição.

Na reunião, que teve a participação dos parlamentares, Getúlio Rego (DEM), Souza (PHS), George Soares ( PR ), Fernando Mineiro (PT) e Nélter  Queiroz (PMDB), além de estudantes, técnicos e professores, foi discutida uma saída para o cumprimento do acordo realizado com os servidores da Uern no ano passado, e que até o momento não foi implementado pelo Governador Robinson Faria.

Os deputados presentes se comprometeram a mediar o diálogo dos servidores com o Governo do Estado, e encontrar uma saída rápida para a greve que não prejudique os trabalhadores da universidade. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância da Uern na formação e desenvolvimento do povo potiguar.

Em pronunciamento no plenário da AL, o Deputado Souza afirmou: “Há um movimento orquestrado para desviar o foco do problema financeiro do Estado, atribuindo à UERN a responsabilidade da crise que passa o Governo. A Universidade não está quebrando o Estado e esse intento de colocar a instituição como bode expiatório da crise é inadmissível”.

Em apartes, os deputados Getúlio Rego (DEM), Márcia Maia (PSB), George Soares (PR) e Carlos Augusto Maia (PTdoB) se somaram ao pronunciamento de Souza Neto. Fernando Mineiro (PT) disse que o Governo enviou uma nota dizendo que não tem condição de dar reajuste salarial e que a Assembleia deverá receber uma comissão da Universidade.

O deputado Fernando Mineiro também saiu em defesa da Universidade Estadual do RN (Uern). “Essas vozes querem coibir o acesso ao ensino superior e desconhecem o papel da Uern na história do RN”, criticou Mineiro. “Somente o papel de capacitação que a universidade exerce na rede pública estadual já a justificaria, pela importância imensa disso”.

George Soares confirmou que promoverá, no próximo dia 16, uma audiência pública para tratar exclusivamente da greve da Uern. Ele afirmou que o interesse dos parlamentares é resolver o problema e garantir o cumprimento do acordo, e quer para isso é fundamental que haja um debate amplo com toda a sociedade.

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) Aduern, Valdomiro Morais, ressaltou a importância da atividade. “O encontro foi muito positivo, pois cumpriu o objetivo de dialogar com uma base de deputados que quer mediar a situação e aposta no cumprimento do acordo firmado no ano passado. Espero que estes contatos possam evitar uma paralisação ainda maior”, afirmou.

Campus de natal – Durante a manhã, o comando de greve da Uern participou de uma reunião com professores, técnicos e estudantes do Campus de Natal. No encontro foram sanadas algumas dúvidas dos servidores e apresentada a agenda de mobilização das categorias para o decorrer da semana.

 

COMPARTILHE