Comissão eleitoral decide suspender debates para vice-reitor na UERN promovidos pela ADUERN

A Associação dos Docentes da UERN – ADUERN, recebeu no final da tarde de ontem, dia 03 de março, decisão da Comissão Eleitoral, proibindo a realização dos debates de reitor e de vice-reitor que seriam promovidos pela ADUERN em todos os campi (Ofício no. 10/2017-CE/UERN, anexo 1). A decisão, tomada ad referedum e de forma cautelar, acatou parcialmente a representação formulada pela coordenação das campanhas dos candidatos Pedro e Raquel (Anexo 2 e 3), tendo por base o artigo 13 da Instrução Normativa 01/2017 da Comissão Eleitoral que só permite um único debate por campus por entidade promotora.

Ciente das normas que regem o processo eleitoral, a ADUERN se propôs a promover UM ÚNICO DEBATE por campus POR CANDIDATURA. Em Mossoró a diretoria definiu que o debate entre os vice-reitores aconteceria no próximo dia 17 as 19h, enquanto que o debate para Reitor seria dia 20, no mesmo horário. Nos campi, os representantes da ADUERN junto com as diretorias dos campus avançados também definiram as datas para os debates, já divulgadas nesse site. Nos campi  onde foi decidido que seriam realizados debate para reitor e para vice, considerando a brevidade do período de campanha e a necessidade de organização da agenda dos candidatos, foi acordado que ambos seriam realizados no mesmo dia, apenas em horários diferentes. Para garantir a isonomia, todos os debates seguiriam a mesma formatação.

A diretoria da ADUERN recebeu a notícia com bastante surpresa. A instrução normativa em questão assegura o direito das entidades representativas de realizar debate. Todavia, até o presente momento, apenas a ADUERN tinha se prontificado a organizá-los em todos os campi. Assim sendo, pretendia-se que os debates pudessem contemplar não apenas aos docentes, mas a toda a comunidade acadêmica, no desejo de melhor conhecer as proposições dos candidatos a reitor e vice-reitor da UERN.

É válido ressaltar as regras para o pleito atual mantem a independência das candidaturas, ou seja, o eleitor escolhe um candidato a reitor e um outro para vice, e não uma chapa. Essa independência é facilmente visualizada na ordenação dos candidatos na cédula eleitoral, já que a sorteio dos candidatos foi realizado de forma independente, bem como no número desigual de candidatos a reitor (2 candidatos) e vice (três candidatos).  Já que as funções de reitor e vice são claramente definidas nos regimentos da universidade, o candidato a vice-reitor não deve ser entendido apenas como um coadjuvante do processo, mas um sujeito ativo com desejo de dialogar com sua comunidade.

Na tarde do dia 03 de março a ADUERN promoveu uma reunião com a coordenação das candidaturas. Também esteve presente  o jornalista Carlos Adms contratado pela ADUERN para realizar o debate na maioria dos campi (exceto Caicó, onde foi contratado um jornalista local). Na reunião, que foi gravada para fins de arquivamento, as regras dos debates foram apresentadas  e  as coordenações tiveram a oportunidade de opinar e mesmo de modificá-las. Mas em nenhum momento o questionamento sobre o debate para vice foi levantado por nenhuma das coordenações presentes. 

Assim sendo, em respeito às instancia representativa da Universidade, a ADUERN decidiu acatar a decisão da Comissão eleitoral e SUSPENDEU TODOS OS DEBATES PARA VICE-REITOR, mas MANTEVE OS DEBATES PARA REITOR EM TODOS OS CAMPI.  A opção de realizar um único debate para todas as candidaturas mostrou-se inviável, pois reduziriam a qualidade da atividade ao torna-la muito longa (estão previstos cinco blocos) e com pouco tempo de exposição para cada candidato. Concorrendo no mesmo sentido,  como o primeiro debate já deve ocorrer na próxima segunda -feira, não haveria tempo para reestruturar os debates e apresentar as modificações para as  coordenações das campanhas.

A ADUERN informa que na próxima segunda feira, 06 de março, estará enviando os documentos recebidos para sua assessoria jurídica para fins de análise e lamenta o ocorrido, pois acredita firmemente que iniciativas que objetivam favorecer o debate de ideias devem sempre ser favorecido e valorizado em todos os espaços da sociedade, mas especialmente no âmbito da universidade, pois além de auxiliar na escolha dos indecisos, o debate de ideias caracteriza e consolida os espaços democráticos

digitalizar0003digitalizar0001digitalizar0002

COMPARTILHE