CONAD indica ao 41º Congresso a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas. ADUERN participou da discussão

Professores e professoras de diferentes locais do Brasil estiveram reunidos por dois dias na 14ª edição do CONAD Extraordinário do ANDES-SN, debatendo os principais pontos da política sindical, da conjuntura e das ações da entidade nacional.

Dentre as deliberações aprovadas, destaca-se a aprovação no CONAD do indicativo pela desfiliação da CSP-Conlutas, que é atualmente a Central sindical a qual o ANDES/SN é vinculado. A decisão será submetida ao 41º Congresso do Sindicato Nacional, que será realizado em fevereiro de 2023.

A ADUERN participou das discussões do 14º CONAD representada pelo vice-presidente Ramos Neves. Ele destacou a importância do debate travado para ampliação da luta e para os novos rumos do ANDES/SN e lembrou que a decisão de desfiliação da CSP-Conlutas já foi deliberada pela Diretoria do ANDES-SN, cabendo agora ao 41° Congresso a decisão final.

“A discussão central deste CONAD foi sobre a possibilidade de desfiliação da CSP-Conlutas. Esse debate se espraiou por todo o evento dada a importância desta decisão para a categoria docente no Brasil. Ao final, foram 37 votos pela saída, 21 pela permanência além de 5 abstenções. Agora, esse tema precisa ser dialogado com a categoria da UERN em assembleia, para que, em conjunto, possamos avaliar os erros e acertos da CSP-Conlutas e refletir sobre o que fez o CONAD indicar a desfiliação da central. É no Congresso que vamos bater o martelo, mas já há um panorama de como os professores e professoras pensam”, avaliou Ramos.

O 14º CONAD aconteceu no Auditório da Seção Sindical da Universidade de Brasília (Adunb SSind.), entre 12 e 13 de novembro, com a presença de representantes de 75 seções sindicais, sendo 69 delegados e delegadas, 106 observadores e observadoras, 6 convidadas e convidados e 31 diretores e diretoras do ANDES-SN, totalizando 212 pessoas

COMPARTILHE