Congresso da ADUERN tem início hoje com palestra do docente Flávio Brayner

FOLDER

Começa hoje (19), a partir das 19h, o IX Congresso da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) que terá, em sua conferência de abertura, a palestra de Flávio Brayner, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e 1º Secretário regional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN).

Com tema “O projeto de redução do papel do Estado e seus impactos na universidade pública”, que também dá nome ao IX Congresso, a palestra de Flávio Brayner, irá apresentar o panorama do desmonte da universidade pública diante dos processos de terceirização e privatização. A palestra é aberta ao público e será realizada às 21h no salão de eventos do Hotel VillaOeste, em Mossoró/RN.

No sábado (20) o congresso continua às 8h da manhã com o Grupo de Trabalho (GT) 1, que terá como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação”. Às 10h20 o GT 2 debate “O subfinanciamento do ensino superior e seus impactos na atividade docente” e às 14h40 o GT3 vai discutir  “ A precarização do trabalho na universidade e seus reflexos na saúde do docente”. Os três GT’s são abertos a todos (as) os (as) inscritos (as) no Congresso.

No domingo, às 8h será realizada a Plenária Final do IX Congresso da ADUERN. Neste espaço, os congressistas poderão debater acerca da política sindical que vai orientar a entidade pelos próximos dois anos.

O CONGRESSO – O Congresso da ADUERN é o órgão superior do sindicato, que discute e delibera sua política  e seu projeto de universidade. Podem participar como delegados todos os professores sindicalizados e em dia com suas obrigações, entre ativos e aposentados.

O I Congresso da ADUERN foi realizado em 1998 com o tema “Construindo uma Universidade Pública e Democrática”. O II Congresso tratou da “Autonomia Universitária: um projeto político para a UERN”. O III Congresso teve como temática “Universidade e Produção do Conhecimento: Que Universidade? Que Conhecimento?”. O IV Congresso discutiu a “Reforma Universitária: Democracia, Financiamento, Compromisso Social”. Até a quarta edição do evento, as discussões foram realizadas no Campus Central.

A partir do V Congresso que tratou da “Reforma Universitária e Estatuinte: Desafios à UERN”, as edições passaram a ser realizadas nos Campi Avançados. Sua última edição foi realizada no ano de 2014, em Natal e tratou dos desafios do movimento docente no âmbito da UERN.

Em 2016 o Congresso volta a ser realizado em Mossoró, cidade que sedia o campus central da UERN. Ao final desta edição, os congressistas definirão o campus que sediará o X Congresso do sindicato.

COMPARTILHE