Conselho Regional de Economia publica Nota de Apoio à UERN

logoaduern2

O Conselho Regional de Economia 19ª Região (CORECON-RN) publicou em seu site, uma nota de apoio às reivindicações da UERN, reconhecendo seu papel e importância para o Rio Grande do Norte.

Segue o conteúdo da nota na íntegra:

O Conselho Regional de Economia 19ª Região – CORECON-RN, compreendendo a importância do Ensino Superior público para a disseminação do conhecimento, para a formação profissional e para o desenvolvimento econômico, cultural e social, notadamente em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte, vem a público afirmar o seu apoio às reivindicações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

A UERN tem protagonizado ao longo de mais de quatro décadas, o ensino superior público, a pesquisa e a extensão no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Apesar da importância e abrangência territorial da Universidade, os sucessivos governos, nos últimos anos, têm implantado uma política de cortes drásticos no orçamento da Instituição, o que contribui para o sucateamento de suas condições de funcionamento e a impossibilita de cumprir em sua plenitude, o seu papel social de garantir uma formação profissional pública, gratuita, presencial e de qualidade.

Para qualquer cidadão que desconhece a importância da UERN, fazemos um breve resumo da mesma quanto a sua importância em números:

a) A UERN tem atualmente um total de 15.300 alunos, inscritos em 32 (trinta e dois) cursos de Graduação, 13 (treze) cursos de mestrados e 02 (dois) cursos de doutorados. O raio da área de atuação da UERN compreende atualmente a uma área de aproximadamente 190 municípios (com população estimada em mais de 2 milhões de pessoas).

b) A referida IES é composta atualmente por aproximadamente 1.000 (hum mil) professores – sendo destes, 75% com mestrado ou doutorado; e 800 funcionários qualificados e regulamentados através de concurso público.

c) Vale ressaltar que, a UERN esta presente em todos e rincões do RN, formando basicamente 90% de todos os profissionais que desenvolvem atividades no ensino fundamental do Estado.

d) Que o número de procedimentos realizados por professores e alunos do curso de medicina no ambulatório do Hospital Regional de Mossoró aproxima-se de cerca de 4.000 pacientes ao ano; Que no município de Caicó, através dos professores e alunos do Curso de Odontologia, atendem anualmente a mais de 2.000 pessoas, gratuitamente.

e) Nos últimos anos, a UERN, através do seus cursos de ciências econômicas, tem se destacado quanto ao prêmio Monografia ofertado por este Conselho, alcançando sempre os primeiros lugares.

Estes são apenas alguns pequenos exemplos dos números que fazem da UERN, uma instituição promovedora do desenvolvimento social e econômico do nosso estado.

Ressaltamos que o atual quadro da GREVE deflagrada se agrava em virtude do descumprimento, por parte do Governo do Estado, de acordo salarial firmado com as categorias da UERN em outubro do ano passado, o que forçou mais uma greve de docentes e técnicos administrativos, com o apoio dos estudantes, na instituição.

Visualizamos como consequências imediatas, uma evasão dos mestres e doutores da UERN para outras instituições de ensino, inviabilizando a pesquisa e, por conseguinte, a legitimação e reconhecimento nossa Universidade perante a comunidade acadêmica nacional, tendo em vista que tal anomalia enfraquece a UERN no sentido de ser uma universidade que preze pela permanente simbiose entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

É diante dos fatos o CORECON, como entidade comprometida com a causa social, econômica e desenvolvimento inerentes a uma sociedade mais justa, que nos solidarizamos e apoiamos este movimento dos servidores da UERN. Esperamos, pois, que se estabeleça, entre as partes envolvidas e responsáveis, o diálogo necessário para um entendimento e solução à questão vivenciada.

5/10/2015.

Conselho Regional de Economia do RN

COMPARTILHE