De surpresa, Governo apresenta projeto de reforma da previdência estadual ao Fórum dos Servidores

O Governo do Estado, através de sua assessoria, contatou, no último sábado (30.11) as direções sindicais que compõem o Fórum dos Servidores do RN, convocando as categorias para uma audiência onde irá apresentar o projeto de reforma da previdência do Rio Grande do Norte. A reunião será realizada hoje (02) às 14h30 no auditório da Governadoria, em Natal.

A diretoria da ADUERN, que estará representada na reunião pela Presidenta, Patrícia Barra e o docente Leonardo Linhares, representante da ADUERN em Natal, já vinha manifestando sua preocupação com as intenções do Governo no que se refere a uma reforma da previdência estadual, em especial, pois o projeto de reforma foi construído sem nenhuma intervenção do Fórum dos Servidores ou de qualquer categoria do funcionalismo público estadual, que só agora irá conhecer as propostas contidas no projeto.

“Em nossa última assembleia, realizada no início desse mês, trouxemos nossa preocupação com aprovação no Senado Federal da chamada PEC Paralela, que amplia a reforma da previdência para os estados e municípios. Alguns dias depois o Governo do Estado anunciou à imprensa que estava concluindo a sua proposta para o RN e que ela seria  encaminhada à Assembleia Legislativa ainda em 2019. Alguns meios de comunicação chegaram a divulgar que essa proposta estava sendo discutida com o Fórum de Servidores, o que não corresponde aos fatos. Conheceremos o conteúdo da reforma na tarde de hoje”, declarou Patrícia Barra.

Patrícia relembrou ainda que no dia 21 de Novembro a ADUERN realizou uma roda de conversa sobre a os impactos da PEC paralela para os servidores públicos do RN. O bate papo foi transmitido pelo Facebook da ADUERN e pode ser conferido na íntegra AQUI.

“Nesta roda de conversa tivemos a certeza de que para além do aumento da idade mínima para aposentadoria, o projeto de reforma da previdência é muito danoso aos direitos sociais, pois aumenta o tempo de contribuição dos servidores e servidoras, limita o valor da aposentadoria ao teto da previdência federal e ocasiona uma imediata redução de salários, por conta do aumento da alíquota previdenciária.” Destacou Patrícia.

De acordo com a Presidenta, assim que a proposta do Governo for apresentada e analisada pelo Fórum dos Servidores e também pela Diretoria da ADUERN, será realizada uma assembleia geral da categoria, para avaliar as proposições e deliberar posição e estratégias de defesa dos professores e professoras da UERN.  

“Seguiremos firmes na convicção de que temos que nos manter resistentes na luta por reajuste, pagamento dos salários atrasados, pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, plano de cargos e carreira e de nossa aposentadoria”, concluiu Patrícia.

COMPARTILHE