Discussões para reenquadramento dos aposentados no PCCR avançam

As discussões para o reenquadramento dos aposentados no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da UERN (PCCR) vêm avançando nos últimos dias.

O processo de reenquadramento é necessário uma vez que na implantação do PCCR uma parte dos aposentados e aposentados foi prejudicada, tendo direitos historicamente conquistados reduzidos ou retirados.

De acordo com informações da Reitoria, foi realizada uma reunião entre a administração central e o gabinete civil na última sexta-feira (14), e outro espaço ontem (18) entre Gabinete Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Instituto de previdência do RN (IPERN) e a administração da universidade, analisando as possibilidades de construção de um dispositivo legal que ampare o processo de reenquadramento.

Segundo as informações, até o mês de novembro serão realizadas as alterações no PCCR e em janeiro a universidade deverá submeter à Assembleia Legislativa do RN (ALRN) o novo documento. A proposta é que o reenquadramento dos aposentados e aposentadas seja feito no início do ano.

Pressão – A reviravolta no debate sobre a situação do enquadramento dos aposentados se deu a partir de muita pressão dos professores e professoras que compõem esse segmento e que desde o início discordaram das alterações promovidas pelo PCCR.

Outro ponto decisivo foi à articulação política que vem sendo costurada pelo sindicato. Durante o mês de setembro a ADUERN realizou reunião com deputados, deputadas e candidatos e, em todos os espaços, tratou da situação dos aposentados e aposentadas. Outro diálogo importante foi com a chefa de gabinete do Governo e ex-presidenta da ADUERN, Socorro Batista.

Neste período também foram realizadas mobilizações públicas, tanto na Reitoria da universidade quanto na assembleia universitária buscando expor a situação vivida pelos aposentados e aposentadas pós-aprovação do PCCR.

COMPARTILHE