Docentes aposentados apresentam críticas e dúvidas em relação ao PCCR

A Aduern realizou na manhã de hoje (20) uma reunião ampliada coordenada pelo setor de aposentados e aposentadas e que teve como objetivo ouvir críticas, dúvidas e sugestões referentes ao processo de implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Este é o terceiro momento organizado pelo sindicato voltado exclusivamente para ouvir a categoria sobre o plano

A reunião foi conduzida pelo presidente da ADUERN, Neto Vale, e pelas diretoras do setor de aposentados, Otília Neta e Elza Helena, e contou com a participação da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Cristina Amaral e do assessor jurídico do sindicato Lindocastro Nogueira.  

A professora aposentada Algecira Moreira apresentou uma longa reflexão sobre o processo de implantação do PCCR e os impactos que ele teve, em especial para os aposentados e aposentadas. Algecira pontuou que o enquadramento proposto causou prejuízo, pois não levou em consideração o tempo de trabalho fora da UERN, o que precisa ser corrigido, além de diminuir os percentuais de titulação, o que atingiu boa parte dos inativos.

Ao final, Lindocastro respondeu aos questionamentos da docente e fez um repasse da reunião entre Aduern e a Reitoria, realizada ontem. Ele destacou que o sindicato vai acolher as reclamações de seus associados e associadas, orientar nos casos em que houver erro nos contracheques e encontrar formas para a resolução das problemáticas apontadas.

“Quem se sentiu de alguma forma prejudicado com a implantação do PCCR pode procurar o sindicato para que seja feita uma avaliação específica de cada situação. Em casos que for constatada alguma insatisfação que pode ser resolvida administrativamente, o sindicato fará de tudo junto a reitoria para resolução imediata. Em casos que for necessária a alteração legislativa, a ADUERN vai estudar e mapear formas de reverter os prejuízos, propondo alterações na lei já no início de 2023” afirmou Lindocastro.

Neto Vale reafirmou a posição do sindicato de que foram feitas escolhas equivocadas durante o processo de elaboração do PCCR  (como a desvalorização inicial das carreiras, a inadequada redução dos percentuais de titulação e a averbação que só leva em consideração o tempo de serviço na UERN), e que isso refletiu em problemas durante o enquadramento dos docentes e prejuízos para uma parcela expressiva da categoria. A ADUERN vai apresentar, durante sua campanha salarial, propostas para a resolução ou minimização destas situações.

COMPARTILHE