Docentes da UERN discutem Greve Geral em assembleia da categoria

 

Docentes da UERN participam de assembleia amanhã (29) às 9h, na sede da ADUERN, em Mossoró. Na oportunidade, a categoria discute a paralisação da universidade e participação na Greve Geral do Funcionalismo público, que será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Natal.

Na ultima sexta-feira (24) a categoria se reuniu para debater os pontos da proposta de reforma da previdência apresentada pelo Governo do Estado e as estratégias de mobilização para resistir às medidas.

Os professores e professoras decidiram por seguir a orientação do Fórum dos Servidores do RN e aderir à mobilização política na Assembleia Legislativa, em Natal, visando impedir a aprovação da contrarreforma de Fátima. Nesta data, a Governadora estará realizando a leitura da Mensagem anual na AL, além da entrega do projeto de reforma aos deputados.

Além da participação no ato, a direção da ADUERN vem realizando uma série de atividades no sentido de debater e apresentar os pontos da Contrarreforma da Previdência de Fátima à sociedade. Ficou definido, na última assembleia, um estado de mobilização permanente, com visitas a faculdades e atividades nos campi. Também será preparado um material impresso convidando a categoria à greve geral

Dentre os tópicos apresentados pelo Governo, um dos que causa maior preocupação à diretoria da ADUERN e a mudança na alíquota previdenciária, que passará a ser progressiva, levando em consideração o valor dos salários, e que na prática se constituirá em redução dos salários dos professores e professoras da UERN, bem como  a inclusão de aposentados e aposentadas neste regime de progressão, com desconto para todos que recebem acima de R$ 1 mil.

COMPARTILHE