Docentes da UERN participam de Assembleia Geral em Natal

Professoras e Professores da UERN participam amanhã (21) da segunda Assembleia Unificada do Funcionalismo Público Estadual, que deve discutir as estratégias de luta e resistência contra os atrasos salariais e a precarização dos serviços públicos. A atividade será realizada a partir das 9h, na Praça Cívica, em Natal.

Na manhã de ontem (19), os/as docentes da UERN estiveram reunidos em Assembleia e definiram que defenderão a construção de uma greve geral no funcionalismo público no dia 11 de novembro. Essa proposta será debatida por todos os servidores e servidoras, podendo ser aprovada ou não pelos presentes.

A assembleia unificada é fruto da iniciativa coletiva de diversos sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. Entendendo a conjuntura de severos ataques aos direitos e cortes em setores estratégicos, tais categorias observaram a necessidade de unificação nas lutas e entorno de uma pauta comum. Diante disso, o Fórum dos Servidores Estaduais vem defendendo a urgência de uma greve geral e não mais isolada nas instituições.

Ataque ao serviço público – Além dos atrasos salariais, outro ponto que vem preocupando os servidores é o pacote de ataques ao funcionalismo público implementado pelo Governo Federal.

Dentre as medidas, destaca-se a PEC 241, que congela salários e suspende  concursos públicos por 20 anos; o PL 257 que renegocia a dívida dos estados impondo aos trabalhadores e trabalhadoras um severo ajuste fiscal e o Projeto Escola Sem Partido, que cerceia o direito a livre debate dentro de sala de aula e a Reforma da Previdência.

dsc_0468